Mundial sub-20: Itália, Brasil e Nigéria nos ‘oitavos’

FIFA Mundial sub-20: Itália, Brasil e Nigéria nos ‘oitavos’

INTERNACIONAL27.05.202322:32

A Itália apurou-se na noite deste domingo para os oitavos de final do Campeonato do Mundo de sub-20 da FIFA, a decorrer desde dia 20 do corrente mês e até 11 de maio na Argentina, ao derrotar a República Dominicana por 3-0, em encontro da 3.ª e última jornada do Grupo D disputado no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza.

Um bis de Cesare Casadei (19’ e 84’), com Giuseppe Ambrosino a apontar o 2-0 pelo meio (50’) permitiu à ‘squadra azzurra’ vencer e chegar aos seis pontos, tantos quantos já tinha a Nigéria… e quantos atingiu também o Brasil, que também neste dia, no outro jogo da última ronda deste Grupo D, venceu as ‘Super Águias’ africanas, no Estádio Único Diego Armando Maradona, por 2-0, com golos de Jean Pedroso (43’) e Marquinhos (45+2’).

As três equipas terminaram com seis pontos e a República Dominicana sem um que fosse (e um golo marcado… para 11 sofridos), foi eliminada. Mas pelo saldo de golos, o Brasil sagrou-se vencedor do Grupo D, com sete positivos (dez marcados, três sofridos) e a Itália também logrou o apuramento direto para os ‘oitavos’ – passam os dois primeiros e os quatro melhores terceiros classificados dos seis grupos – com saldo positivo de dois golos (seis marcados, quatro sofridos).

Nova Zelândia (quatro pontos, no Grupo A) e Eslováquia - três pontos, no Grupo B -, os anteriores dois terceiros classificados, não chegam aos seis pontos que também a Nigéria, como o Brasil e a Itália somaram: os africanos, com seis pontos e um saldo de golos positivo de um (quatro marcados, três sofridos) asseguraram também o apuramento: já têm mais pontos do que neozelandeses e eslovacos, ou seja, já há dois terceiros classificados piores do que a Nigéria, que segue, também, para os 16 melhores.

Ainda este sábado, a partir das 22 horas de Portugal continental, fecham-se também as contas (3.ª e última jornada) no Grupo C, com a Colômbia a defrontar o Senegal, em La Plata, e o Japão a medir forças com Israel, em Mendoza, à mesma hora.

Argentina e Uzbequistão, no Grupo A, e EUA e Equador, no Grupo B, são as outras quatro das sete seleções nesta altura já apuradas para a fase a eliminar.