Mundial sub-20: Israel, Colômbia e Nova Zelândia nos ‘oitavos’

FIFA Mundial sub-20: Israel, Colômbia e Nova Zelândia nos ‘oitavos’

INTERNACIONAL28.05.202301:19

A par de Israel e, de forma indireta, da Nova Zelândia, a Colômbia apurou-se na noite deste domingo para os ‘oitavos’ do Mundial de sub-20 da FIFA, a decorrer desde dia 20 até 11 de maio na Argentina, mesmo com um empate 1-1 ante o Senegal, jogo da 3.ª e última jornada do Grupo C no Estádio Único Diego Armando Maradona, em La Plata.

Os africanos adiantaram-se no marcador aos 30’ (1-0) graças a um golo de Mamadou Camara, mas aos 90+5’ Oscar Cortes igualou para os ‘cafeteros’ sul-americanos, que assim venceram o agrupamento.

No outro jogo da ronda deste Grupo C, Israel bateu o Japão por 2-1, ‘de virada’ e mesmo em inferioridade numérica no final do encontro, disputado no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza e conseguiu igualmente, de forma dramática, o apuramento direto, no segundo lugar.

Isa Sakamoto colocou os nipónicos na frente (1-0) no tempo de compensação do primeiro tempo (45+1’), mas os israelitas nunca desistiram, mesmo em inferioridade numérica desde os 68’, por expulsão (duplo ‘amarelo’ e consequente ‘vermelho’) de Binyamin (68’) e igualaram (1-1) por Roy Nawi, aos 76’, com Omer Senior, já no tempo de compensação (90+2’), a selar a vitória israelita (2-1).

Com estes resultados, a Colômbia venceu o Grupo C, com sete pontos e apurou-se, tal como Israel, segundo classificado, com quatro pontos, enquanto o Japão foi terceiro colocado, com três pontos, e o Senegal quarto e último, com dois pontos… e está eliminado.

A vitória de Israel sobre o Japão teve uma consequência: o apuramento da Nova Zelândia – terceira do Grupo A, com quatro pontos – como um dos quatro melhores terceiros classificados dos seis grupos, a par da Nigéria. Na expetativa, continua a Eslováquia, terceira no Grupo B, com três pontos, mas é preciso esperar pelo desenlace dos Grupos E e F para se saber quais as outras duas seleções repescadas para os 16 melhores mesmo a terminarem os seus grupos na terceira posição.

A fase de grupos encerra domingo, dia 28 do corrente mês, com a 3.ª e última jornada dos grupos E e F. Às 19 horas de Portugal Continental, defrontam-se Iraque e Inglaterra, no Estádio Único Diego Armando Maradona, em La Plata, e a Tunísia mede forças com o Uruguai, no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza.

Para o Grupo F, no domingo, às 22 horas de Portugal continental jogam em Mendoza, no Estádio Malvinas Argentinas, a Coreia do Sul e a Gâmbia, enquanto Honduras e França vão medir forças no Estádio Único Diego Armando Maradona, em La Plata.

À partida para a última jornada, a Gâmbia lidera o Grupo F, já apurada, com seis pontos, seguida da Coreia do Sul, segunda classificada, com quatro pontos, em igualdade pontual com a terceira colocada, as Honduras. A França ainda não pontuou.

No Grupo E, a liderança é, para já, da Inglaterra (já apurada), com seis pontos, com o Uruguai na segunda posição, com três pontos, tantos quantos soma a terceira classificada, a Tunísia. O Iraque é quarto e último classificado, ainda sem pontos.

Argentina, Uzbequistão e Nova Zelândia, no Grupo A, e EUA e Equador, no Grupo B, a par de Brasil, Itália e Nigéria - no Grupo D – acompanham, para já, Colômbia e Israel como as dez seleções já apuradas para a fase a eliminar da competição nas ‘pampas’.