Morreu Rui Nabeiro, fundador do Grupo Delta

País Morreu Rui Nabeiro, fundador do Grupo Delta

NACIONAL19.03.202311:32

Rui Nabeiro, empresário e fundador do Grupo Nabeiro - Delta Cafés, faleceu este domingo no Hospital da Luz, em Lisboa, onde se encontrava internado devido a doença respiratória grave. Tinha 91 anos.

Fundador da Delta, em 1961, Rui Nabeiro era considerado um dos maiores empresários portugueses tendo, ao longo das décadas, exportado café para dezenas de países, entre eles, Angola, Cabo Verde, Estados Unidos da América e Canadá. O grupo, atualmente liderado pelo neto Rui Miguel Nabeiro, dedica-se a outros negócios como o vinho ou o turismo.

Nascido em Campo Maior, a 28 de março de 1931, foi presidente da Câmara daquela vila e também presidente do Campomaiorense, clube que levou ao principal escalão do futebol português na década de 90.

O comendador Rui Nabeiro e o filho João Nabeiro, então presidente do Campomaiorense, festejam a permanência da equipa na 1.ª Divisão, no final do jogo Campomaiorense - Farense, a contar para a 33.ª jornada da Liga 1999/2000.


A confirmação da morte do empresário, a poucos dias de completar 92 anos, veio através de comunicado enviado pela família.

Leia o comunicado na íntegra:
 

«É com profundo pesar que a família Nabeiro informa que faleceu hoje, dia 19 de março, o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Presidente e Fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, aos 91 anos.

O espírito empreendedor e a sua ética de trabalho estiveram sempre presentes nos momentos decisivos da sua vida. Em 1961, criou a Delta Cafés, dando origem a um grupo empresarial que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal e hoje em forte expansão nos mercados internacionais. Toda a família Delta está profundamente triste com esta perda e estende as sinceras condolências a todos aqueles que também hoje perderam um grande amigo. Estamos todos empenhados em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade.

O Comendador Rui Nabeiro encontrava-se hospitalizado no Hospital da Luz, devido a problemas respiratórios.

A data e o programa das cerimónias fúnebres serão oportunamente comunicados.»

A BOLA endereça as mais sentidas condolências à família.