Luís Maximiano segura um ponto ao Almeria e Samuel Costa marca em Granada

Espanha Luís Maximiano segura um ponto ao Almeria e Samuel Costa marca em Granada

INTERNACIONAL26.08.202322:07

O guardião internacional sub-21 português (dois jogos) Luís Maximiano, de 24 anos (ex-Sporting), que está emprestado pela Lazio (Itália) ao Almeria (Espanha), ajudou na noite deste sábado a formação da Andaluzia, orientada por Vicente Moreno a trazer um ponto da deslocação ao vizinho Cádiz, com o 1-1 conseguido no Estádio Nuevo Mirandilla, em jogo da 3.ª jornada da La Liga.

Apenas Luis Hernández, aos 59’, conseguiu desfeitear o guardião português dos visitantes, colocando os anfitriões, treinados por Sergio Soriano, em vantagem.

Mas a festa dos visitantes veio ao soar do gongo (tempo de compensação), com Kaiki a marcar aos 90+5’ o tento do empate (1-1) num jogo em que ambas as equipas acabaram reduzidas a dez unidades e no qual o médio internacional sub-20 português Gui Guedes, de 21 anos - ex-V. Guimarães, e que esteve cedido pelo Almeria ao Lugo em 2022/23 – não saiu do banco de suplentes dos visitantes.

Edgar González (Almeria) foi expulso aos 50’, após dupla admoestação com o cartão amarelo (27’ e 50’), enquanto San Emeterio (Cádiz) viu o vermelho direto após uma entrada violenta pouco antes do final (90+10’).

No outro encontro deste dia da jornada do campeonato do país vizinho já concluído, também na província da Andaluzia, outro português esteve em evidência: foi ele o médio Samuel Costa, que apontou o segundo golo do Maiorca – equipa orientada pelo mexicano Javier Aguirre - na visita a Granada, ainda assim insuficiente para evitar o triunfo dos anfitriões (3-2), em jogo disputado no Estádio Nuevo Los Carménes.

Os locais, treinados por Paco López, adiantaram-se no marcador (1-0) aos 13’, por intermédio de Miguel Rubio, mas Abdon Prats, num vistoso ‘chapéu’, igualou (1-1) para os insulares aos 38’, resultado com que se atingiu o intervalo.

Na segunda metade, os andaluzes chegaram a 3-1, graças a tentos de Bryan Zaragoza, logo no reatamento (2-1, aos 46’), e de Uzuni, aos 70’ (3-1), este último na conversão de um penálti. E foi também de penálti que Samuel Costa, médio de 22 anos e internacional sub-21 (sete jogos, um golo), formado no SC Braga – e que começou o encontro no banco de suplentes e só foi lançado para o jogo aos 57’ (a render o uruguaio Giovanni González) - atenuou a desvantagem (3-2).

Aos 87’, Samuel Costa estabeleceu o resultado final de um jogo no qual Muriqi, com 0-0, aos 18’, desperdiçara já um castigo máximo favorável aos maiorquinos.

O último encontro do dia, para não escapar à regra, decorre também na Andaluzia, opondo o Sevilha ao Girona, no Estádio Sanchéz Pizjuán: está em curso.

Tags: