Gonçalo Almeida nomeado juiz da Câmara de Agentes do Tribunal da FIFA

Futebol Gonçalo Almeida nomeado juiz da Câmara de Agentes do Tribunal da FIFA

INTERNACIONAL28.06.202313:09

O advogado português Gonçalo Almeida foi hoje nomeado juiz da Câmara de Agentes do Tribunal de Futebol da FIFA (Agents Chamber of the FIFA Football Tribunal). Esta é a primeira vez que um advogado luso, independente de qualquer stakeholder da indústria do futebol, é nomeado para o Tribunal da FIFA, num processo que envolveu várias dezenas de candidaturas submetidas pelas diversas entidades responsáveis pelo futebol a nível mundial.

Gonçalo Almeida assumirá as funções por um período de 4 anos (2023-2027), sendo que a Câmara de Agentes, instituída na sequência do novo Regulamento de Agentes da FIFA, terá jurisdição sobre litígios de natureza internacional entre agentes de futebol FIFA e jogadores, treinadores, clubes, federações e/ou ligas.

O antigo advogado da FIFA (2001-2006) e sócio fundador da Sociedade de Advogados Almeida, Dias & Associados foi um dos 24 juízes nomeados para a recém-criada Câmara de Agentes do Tribunal de Futebol da FIFA, tendo a sua candidatura sido inicialmente sugerida pela própria administração da FIFA e apoiada pela Federação Portuguesa de Futebol.

«Recebi com enorme orgulho e satisfação esta nomeação, não podendo deixar de agradecer à FIFA e à FPF, esta última na pessoa do seu presidente dr. Fernando Gomes, pelo inexcedível apoio que me concederam, reconhecendo em mim as competências necessárias para exercer tal cargo de enorme responsabilidade. De certa forma, julgo tratar-se de um reconhecimento público do meu percurso profissional na área do Direito do Desporto, um desafio que abraçarei com o máximo de empenho e profissionalismo com que sempre me pautei no exercício da Advocacia», reagiu Gonçalo Almeida.