FC Porto vence no Restelo e mantém liderança partilhada com o Benfica

Iniciados FC Porto vence no Restelo e mantém liderança partilhada com o Benfica

NACIONAL19.03.202314:19

Continua intacta a liderança partilhada do nacional de iniciados - instantes depois de o Benfica confirmar a vitória no dérbi com o Sporting (2-0), na margem oposta do Tejo o FC Porto também somava vitória (4-2). Os dragões visitaram o Restelo, casa de um Belenenses último classificado, ainda sem qualquer ponto na fase final, mas que se entregou à luta, criando dificuldades e mantendo o resultado em causa até bem perto do final.

O FC Porto encontrou um adversário firme no processo defensivo, mas que não evitou o golo inaugural, originado aos 7 minutos na primeira rutura causada por Cardoso Varela na esquerda. O extremo cruzou para o interior da área e um desvio de cabeça de Yoan Pereira, que aos 20' esteve perto de bisar num remate à trave que se seguiu a uma defesa atenta do guardião do Belenenses, evitando canto direto.

O dragão não aumentou a distância e na jogada que praticamente se seguiu o conjunto da casa aproveitou para igualar num penálti cometido sobre Ayase Miguel e logo depois convertido por Duarte Zorrinho aos 22 minutos. O Belenenses conseguiu a proeza de impor o primeiro golo sofrido ao FC Porto e segurou a igualdade até ao segundo tempo e só a perseverança dos azuis-e-brancos nos 25 minutos finais permitiu chegar à vitória.

Aos 55 minutos, um penálti valeu o 1-2. Cardoso Varela caiu na área belenense e Guilherme Carvalho surgiu para a cobrança aos 55', recolocando uma vantagem que o dragão não mais perderia até final. Uma recarga de Tomás Peixoto a defesa incompleta do guardião Vicente Silva estabeleceu o 1-3 aos 66 minutos. O resultado não estava, porém, sentenciado pois o Belenenses pressionou alto e voltou a marcar.

Aos 73, Frederico Alves condicionou a ação do guardião portista, Santiago Ferreira, e conseguiu desarmá-lo para que Gonçalo Teixeira voltasse a reduzir para a diferença mínima, mas o dragão não deixou o adversário acreditar. Assim, no período final Cardoso Varela conquistou a ala esquerda e cruzou, na sua terceira participação direta nos golos da sua equipa, para o desvio certeiro de Bruno Ciscati ao segundo poste aos 80+5.

O FC Porto cumpriu, assim, a sua obrigação de manter o pleno de vitórias e continuar par a par com o Benfica na liderança da classificação, com 18 pontos conquistados. O Belenenses, último, continua sem pontuar.