Di María decide clássico e define subida da águia ao topo
Ángel Di María celebra o golo marcado pelo Benfica ao FC Porto, pela Liga de futebol. Foto: Rodrigo Antunes/Lusa

Di María decide clássico e define subida da águia ao topo

FUTEBOL29.09.202322:18

Um golo solitário de Ángel Di María permitiu ao Benfica vencer o Clássico ante o FC Porto (1-0) e ascender provisoriamente ao topo da classificação da Liga

Uma segunda mais intensa por parte do Benfica, mais presente junto do último reduto do FC Porto e com uma finalização certeira de Di María aos 68 minutos, justificou o triunfo encarnado neste Clássico.

Um golo solitário de Ángel Di María, aos 68 minutos, permitiu ao Benfica alcançar a vitória no clássico disputado esta noite na Luz frente a um FC Porto limitado pela expulsão precoce de Fábio Cardoso aos 19'.

Os dragões resistiram até ao intervalo e até a meio da segunda parte, quando uma jogada bem definida por David Neres, a partir da esquerda com um cruzamento rasteiro, serviu Di María para um remate bem colocado e sem defesa para o guardião Diogo Costa.

O Benfica ainda dispôs de mais algumas situações para avolumar o resultado, mas este não se alterou e a águia venceu pela margem mínima, garantindo o triunfo no confronto direto sobre o seu rival, a ultrapassagem ao adversário e ainda a subida ao topo da classificação de forma provisória, com 18 pontos (o Sporting pode chegar aos 19, se vencer o Farense este sábado.

Roger Schmidt e Sérgio Conceição trocam longo abraço no final:

Acabou o jogo. Benfica 1, FC Porto 0.

90+6': Substituição no Benfica, com a saída de Rafa para a entrada de Casper Tengstedt.

90+5': Cartão amarelo para Nicolás Otamendi (Benfica).

90+5': Cartão amarelo para David Jurásek (Benfica).

90+5': Cartão amarelo para Francisco Conceição (FC Porto).

Tempo adicional: 6 minutos.

Já é conhecida a assistência oficial no Estádio da Luz: 62.247 espectadores.

86': Dupla substituição no Benfica, com as saídas de Ángel Di María e David Neres para as entradas de João Mário e David Jurásek.

85': Benfica próximo de matar o jogo. Di María desmarcou-se pela direita e parecia ter atirado com boa direção ao segundo poste, mas David Carmo chegou atento a cortar para canto.

84': Substituição no FC Porto, com a saída de Alan Varela para a entrada de Iván Jaime.

82': Cartão amarelo para Zé Pedro (FC Porto).

80':Dupla substituição no FC Porto, com as saídas de Wendell e Pepê para as entradas de Francisco Conceição e Gonçalo Borges.

76': Cartão amarelo para Wendell (FC Porto).

71': O capitão do Benfica, Otamendi, volta a aparecer bem em terrenos adiantados e voltou a tentar a sorte, com o remate do argentino a sair torto.

O golo de Di María visto de outro ângulo:

69': Cartão amarelo para Ángel Di María (Benfica).

Ainda o golo do Benfica: jogada trabalhada pela esquerda, a partir de onde David Neres cruzou rasteiro, com a bola a atravessar a área portista e a chegar até Àngel Di María, que atirou de pronto, de pé esquerdo e a ludibriar Diogo Costa.

68': Golo do Benfica! Marca Di María.

66': Substituição no Benfica, com a saída de Petar Musa para a entrada de Arthur Cabral.

59': Cartão amarelo para João Neves (Benfica).

57': Bola parada para o Benfica e Nicolás Otamendi surge bem colocado ao segundo poste, mas falhou a finalização e atirou ao lado.

56': Nova perdida para o Benfica: um ressalto na defesa portista isolou David Neres na pequena área portista, mas o extremo benfiquista não foi lesto a rematar para golo, permitindo uma intervenção em desespero e a salvar os dragões.

53': Quase marca o Benfica! Kokçu quase assina um grande golo, atirando de primeira, com a bola a embater no solo e, por fim, no poste esquerdo da baliza de Diogo Costa.

Começa a segunda parte.

Posse de bola: Benfica 52%, FC Porto 48%.

Apesar de o FC Porto se encontrar reduzido a dez jogadores desde os 19 minutos face à expulsão de Fábio Cardoso, o Benfica não consegue exercer supremacia sobre o seu rival e o nulo mantém-se inalterado para a segunda parte.

Acaba a primeira parte. Benfica 0, FC Porto 0.

45+2': Ángel Di María aproveita sobra proveniente da área portista para atirar sem preparação, mas por cima e com pouco perigo.

6 minutos de tempo adicional.

45': Cartão amarelo para Sérgio Conceição, por protestos.

40': Perigoso o FC Porto! Pepê atirou com violência a partir de zona frontal, mas Trubin correspondeu com grande defesa para canto.

João Pinheiro foi chamado a ver as imagens, analisando uma possível expulsão de David Carmo por falta sobre Rafa, quando este procurava isolar-se. O juiz manteve a decisão e a partida já seguiu.

35': Cartão amarelo para Mehdi Taremi (FC Porto).

34': Cartão amarelo para David Carmo (FC Porto).

33': Atento Diogo Costa! David Neres visa a baliza azul-e-branca e a bola sofre um desvio em Alan Varela, mas o guardião portista, com apurados reflexos, impediu que esta se direcionasse para a sua baliza e completou, desviando para canto.

30': Primeira intervenção de registo de Trubin, com o guardião a sair rápido e arrojado aos pés de Taremi, sem lugar a qualquer falta. O ucraniano ainda ficou queixoso, mas o jogo já prosseguiu.

25': Substituição no FC Porto, com a saída de Romário Baró para a entrada de Zé Pedro.

O VAR analisou o lance, em que Fábio Cardoso derruba David Neres quando este protagonizava um ataque prometedor, em velocidade e descaído para a esquerda, e mantém a decisão. Já foi retomado o jogo

18': Cartão vermelho direto para Fábio Cardoso (FC Porto).

17': Cartão amarelo para um elemento do banco do Benfica.

16': O FC Porto volta a encontrar espaço para rematar, desta feita por Galeno e novamente a sair torto.

5': Primeira situação de remate para o FC Porto por Stephen Eustáquio, que atirou muito por alto.

2': Primeiro remate do encontro, e para o Benfica. Di María procurou atirar de fora da área a partir de zona frontal, mas a tentativa saiu por cima.

Começa o jogo!

Benfica e FC Porto jogam no Estádio da Luz, a partir das 20.15h, em Clássico referente à 7.ª jornada da Liga 2023/24.

As equipas já estão alinhadas no relvado.

As duas equipas recolhem aos balneários.

Entra a equipa do Benfica para aquecimento.

Entra a equipa do FC Porto para aquecimento.

Entram os guarda-redes do Benfica para aquecimento.

Entram os guarda-redes do FC Porto para aquecimento.

Suplentes: Cláudio Ramos, Marko Grujic, Francisco Conceição, Nico González, Ivan Jaime, André Franco, Toni Martínez, Gonçalo Borges e Zé Pedro.

FC PORTO - Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, David Carmo e Wendell; Romário Baró, Varela e Eustaquio; Pepê, Taremi e Galeno

Suplentes: Samuel Soares, Morato, Arthur Cabral, David Jurásek, Casper Tengstedt, João Mário, Chiquinho, Tomás Araújo e Florentino Luís.

BENFICA - Trubin; Bah, António Silva, Otamendi e Aursnes; João Neves e Kökcü; Di María, Rafa e Neres; Musa

Já há equipas!

João Pinheiro é o árbitro do encontro. Artur Soares Dias estará no VAR.

Os onzes serão conhecidos a qualquer instante.

A chegada do autocarro do Benfica

Todos os locais são bons para ver de perto os heróis.

O FC Porto já chegou de forma quase pacífica ao Estádio da Luz. Houve uma garrafa atirada por um adepto, porém não acertou no veículo que transportou a equipa para o estádio.

Já se espera pelos autocarros no Estádio da Luz

Adeptos do FC Porto já iniciaram cortejo até ao Estádio da Luz debaixo de forte aparato policial.

Adeptos do Benfica «preparam» o Clássico na fan zone da Luz

Adeptos do FC Porto esperam pelo cortejo para a Luz

Ambiente calmo na Luz, a três horas do Clássico