Clínica capilar de Ronaldo sob investigação do Fisco espanhol
Cristiano Ronaldo fundou a empresa em 2019, em parceria com o empresário Paulo Joaquim Silva Ramos; Autoridade Tributária espanhola pede esclarecimentos
A Insparya Medical Clinic, empresa de transplante capilar fundada por Cristiano Ronaldo e Paulo Joaquim Silva Ramos, em 2019, está, segundo o jornal espanhol El Confidencial, sob alçada da Autoridade Tributária do país vizinho, por alegada fuga ao fisco entre 2019 e 2021.
Segundo o El Confidencial, a clínica, que tem sedes em Madrid, Bilbau, Marbelha, Valência, Portugal e também Itália, terá emitido «inúmeras» faturas sem pagar os 21% de IVA, considerando que a alopecia é uma doença – e, por essa razão, os tratamentos aos clientes ficariam isentos de impostos - e os transplantes capilares não são feitos com objetivos meramente estéticos, versão que é contestada pelo Fisco espanhol. Os tratamentos feitos na Insparya vão dos 4.500 até aos 8.750 euros.
Georgina Rodríguez, companheira de Cristiano Ronaldo, tem estado à frente do negócio e, só em Espanha, a clínica emprega 250 pessoas.
De acordo com o El Confidencial, Cristiano Ronaldo entregou o caso à sua equipa de advogados e a sede da Insparya, em Madrid, foi, recentemente, alvo de buscas por parte da Autoridade Tributária, que procura ainda esclarecimentos sobre a faturação de despesas da empresa com alojamento, viagens e alimentação.