Cinco vitórias para chegar ao título

Benfica Cinco vitórias para chegar ao título

NACIONAL15.04.202310:37

Se vencer os próximos cinco jogos, independentemente dos resultados de FC Porto, será já como campeão nacional que o Benfica visitará Alvalade na penúltima jornada.

É para esta equação rumo ao título que foge desde 2018/2019, ou seja, há quatro temporadas, que as águias olham depois do desaire (e, sobretudo, fraca exibição) do último fim de semana na Luz (1-2) diante do principal rival nesta luta - ao qual juntou nova derrota durante a semana, também em casa, frente aos italianos do Inter, na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.


Os confortáveis dez pontos de vantagem dos encarnados para os dragões foram reduzidos a sete, ainda assim suficientes para encarar com legítimas esperanças o que falta até final da temporada. Sabendo o Benfica, porém, que nova escorregadela poderá trazer um peso, sobretudo psicológico, decerto indesejado para os lados do Seixal.

Até porque os desafios que os homens de Roger Schmidt têm pela frente apresentam, pelo menos no plano da teoria, grau de dificuldade superior aos que o FC Porto terá de encarar, como pode o leitor constatar nos quadros que publicamos nestas páginas, destacando-se o Benfica-SC Braga e o Sporting-Benfica como momentos particularmente sensíveis neste sprint final.


Ao mesmo tempo, está ainda por perceber que real efeito teve a desfeita provocada pelo FC Porto na passada Sexta-feira Santa na estrutura benfiquista, no ânimo e no moral de jogadores e staff técnico, tendo ficado evidente que entre alguns adeptos deixou, pelo menos, um certo desconforto e desconfiança, sentimentos que a derrota com o Inter veio, entretanto, amplificar.


É assim, neste contexto, que a visita desta tarde a Chaves, com o início do duelo marcado para as 18 horas, ganha particular importância enquanto teste ao momento menos positivo que as águias atravessam. Pode até dizer-se que é a primeira final da tal série de cinco (ou seis, ou sete) até ao fim do Campeonato.


Como fator de certo modo vantajoso surge o facto de as águias avançarem para este jogo decisivo horas antes de o FC Porto fazer o mesmo, no Dragão, frente ao Santa Clara - a partida está agendada para as 20.30 horas - o que permite, pelo menos, não terem de jogar sob brasas, o que poderia suceder em situação inversa, isto é, a de os portistas jogarem primeiro, vencerem, como muito provavelmente acontecerá, o último classificado da Liga e verem as águias entrarem em campo com apenas quatro pontos de vantagem; porém, esta semana, não é este o caso.
 

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer