Cidade do Futebol de portas abertas para milhares de adeptos

FPF Cidade do Futebol de portas abertas para milhares de adeptos

NACIONAL19.08.202319:53

A Cidade do Futebol foi a sede da quarta edição do Dia do Portugal+, que contou com a presença de milhares de adeptos - eram cerca de três mil inscritos e cerca de mil haviam confirmado a sua inscrição.

A iniciativa transformou a casa da Federação Portuguesa de Futebol numa 'casa aberta', contando com um amplo espaço de convívio e inclusivamente para refeições, com bancas de comida e mesas para o efeito no espaço exterior logo após a entrada no recinto.

O Dia do Portugal+ permitiu aos visitantes pisar os relvados da Cidade do Futebol, sendo que no campo n.º 2 tinha disponíveis quatro campos de Walking Football e um de matraquilhos humanos e 'bubble football', respetivamente.

Nas proximidades existiam ainda pequenos espaços para exercícios de recreação com bola para crianças e adultos, três mesas de matraquilhos, duas mesas de ténis de mesa. um mural de arte urbana e serigrafias e um posto médico para qualquer eventualidade 

As crianças tiveram direito a espaços de diversões que incluíram quatro insufláveis e um espaço central, destinado a atividades de entretenimento como pintura e maquilhagem.

O principal fluxo residiu, porém, na entrada para o campo n.º 1, onde se formou fila para conhecer o relvado onde se treinam as várias seleções nacionais e, como destaque principal, a possibilidade de entrar no edifício.

Quem o fez, pôde visitar o balneário da Seleção Nacional feminina e divisões como o ginásio, as salas para hidroterapia, fisioterapia e até... etiquetas com nomes de figuras da Seleção principal num dos frigoríficos que se encontram numa das alas.

A visita guiada incluiu ainda a entrada na Casa dos Atletas para conhecer as várias salas de estar e para refeições, o auditório para palestras e o 'lounge' exterior, terminando com uma sessão no auditório n.º 1 da Cidade do Futebol.

Nessa sessão - em lotações esgotada no auditório - a FPF exibiu ainda um filme sobre a Cidade do Futebol e a sua história até ao presente, que contou com a participação de vários dos protagonistas das Seleções Nacionais de futebol e incidiu em momentos importantes como a construção da infraestrutura e os feitos até agora ali alcançados.

Uma obra cuja relevância foi destacada pela diretora da Cidade do Futebol, Cláudia Poças. "Foi um sonho tornado realidade e colocado em prática em muito pouco tempo. A ideia base era termos uma casa para a 'família FPF', tínhamos as seleções a passear por Portugal inteiro", recordou a dirigente, fazendo alusão a um passado ainda não muito distante.

Relativamente a esta iniciativa muito participada, Cláudia Poças reconheceu a sua satisfação por mais uma edição que mereceu grande aceitação por parte do público, lembrando que a origem desta ideia esteve...no próprio público e pela grande procura que se verificava. «Esta ideia surgiu depois de sermos campeões da Europa, em 2016, pois todos os dias nos apareciam portugueses aqui à porta a quererem tirar fotos com a taça», revelou.

Da ideia até à prática, a FPF já realizou quatro edições do Dia do Futebol+, cuja continuidade parece estar garantida como uma oportunidade única de abrir portas da sua sede ao público. «Abrimos a nossa casa a todos os portugueses e todos os fãs de Portugal», declarou, por fim, a responsável pela casa das seleções nacionais.