Benfica vence Sporting e mantém-se na liderança

Iniciados Benfica vence Sporting e mantém-se na liderança

NACIONAL19.03.202312:55

O Benfica venceu o Sporting, por 2-0, numa partida relativa à 6.ª jornada da fase de apuramento de campeão de iniciados, realizada na manhã deste domingo, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.

As águias, que chegavam ao dérbi eterno no topo da classificação - em igualdade pontual com o FC Porto, cenário que, de resto, se mantém inalterado, uma vez que os dragões venceram no reduto do Belenenses (4-2), também na manhã deste domingo -, voltaram a demonstrar que estão de garras bem afiadas rumo ao título nacional, e resolveram as contas do encontro ainda na primeira parte.

Aos 29 minutos, Guilherme Castro cruzou da esquerda, Anísio Cabral rematou para defesa de Alexandre Tverdohlebov, mas, na recarga, Tomás Tavares atirou para o fundo das redes e inaugurou o marcador.

A pressão e qualidade dos encarnados voltaram a dar frutos apenas cinco minutos depois, quando Ricardo Fernandes, na tentativa de solicitar Anísio Cabral, picando a bola sobre a linha defensiva leonina, viu Alexandre Tverdohlebov calcular mal o tempo de saída e deixar a bola entrar na sua baliza. Estava feito o 2-0 e o Benfica tinha, nesse momento, sentenciado o resultado final.

No entanto, e pese embora o maior domínio das águias, a verdade é que o Sporting ainda teria algumas oportunidades para reduzir e reentrar na discussão da partida. Mas a ineficácia do emblema verde e branco foi de tal ordem que até deu para desperdiçar... dois penáltis. Ou, em bom rigor, permitir a Leonardo Lopes brilhar na baliza do Benfica.

No último lance da primeira parte, Ricardo Neto cometeu falta sobre Ricardo Yordanov, mas, na conversão do castigo máximo, o ponta de lança dos leões rematou para uma grande defesa do guarda-redes das águias. 

O mesmo aconteceu, de resto, aos 53 minutos, quando Estefânio Rúben - que tinha sofrido falta dentro da área, na ocasião cometida por Daniel Banjaqui - foi chamado à marca dos 11 metros, mas permitiu, também ele, uma excelente intervenção de Leonardo Lopes. 

Com este triunfo, o Benfica passa a somar 18 pontos (seis jogos e seis vitórias), mantendo-se na liderança partilhada desta fase de apuramento de campeão com o FC Porto. Já o Sporting permanece com os mesmos 9 pontos com que entrara para esta ronda, estando, agora, ainda mais longe do título.

Na próxima jornada, o Benfica vai jogar no reduto do Boavista (domingo, às 11 horas), ao passo que o Sporting, no mesmo dia e à mesma hora, vai deslocar-se ao Minho, para defrontar o SC Braga.

Resultados da 6.ª jornada:

Sporting 0 Benfica 2

Belenenses 2 FC Porto 4

Académica 0 Boavista 1

V. Setúbal 0 SC Braga 3

V. Guimarães - Tondela (16 horas)

Classificação:

1.º Benfica (18 pontos)

2..º FC Porto (18 pontos)

3.º Boavista (15 pontos)

4.º SC Braga (10 pontos)

5.º Sporting (9 pontos)

6.º V. Setúbal (6 pontos)

7.º V. Guimarães (6 pontos, um jogo a menos)

8.º Académica (2 pontos)

9.º Tondela (1 ponto, um jogo a menos)

10.º Belenenses (0 pontos)

Próxima jornada (dia 26):

Boavista - Benfica (11 horas)

FC Porto - V. Setúbal (11 horas)

SC Braga - Sporting (11 horas)

Tondela - Belenenses (11 horas)

Académica - V. Guimarães (15 horas)