Benfica arranca preparação para o Mundial de Clubes e com possível problema de calendário
O Benfica dá início esta quarta-feira à preparação para o Mundial de Clubes, com o regresso aos treinos marcado para o Seixal. Os jogadores, pelo menos os que não foram às seleções, tiveram oportunidade de gozar nove dias de férias, após terem sido dispensados a seguir à derrota na final da Taça de Portugal, no Jamor, frente ao Sporting, a 25 de maio.
Os atletas convocados para as suas seleções, e são 13, também gozaram alguns dias de descanso, mas menos — a maior parte juntou-se às equipas nacionais no domingo ou na segunda-feira passados. Esses jogadores só vão juntar-se à equipa do Benfica já nos Estados Unidos.
Para já, Bruno Lage inicia os trabalhos com várias baixas, entre lesões — Alexander Bah e Manu Silva continuam a recuperar de intervenções cirúrgicas; Tomás Araújo também deve parar, de forma a recuperar dos problemas físicos que o atormentaram na reta final da época — e ausências nas seleções, recorrendo por isso à formação.
Vários jovens da equipa B devem seguir para os Estados Unidos com a equipa principal, até porque os regulamentos do Mundial de Clubes estabelecem como mínimo a inscrição de 26 jogadores (e máximo de 35).
Ausentes nas seleções estão: Trubin — a Ucrânia defronta Canadá e Nova Zelândia em jogos particulares a 7 e 10 de junho; Samuel Soares — o Benfica autorizou a participação do guarda-redes no Europeu de sub-21, pelo que não estará no Mundial de Clubes; Otamendi — castigado para o jogo com da Argentina com o Chile de apuramento para o Mundial 2026, será opção contra a Colômbia no dia 11; António Silva — Portugal joga hoje com a Alemanha as meias-finais da Liga das Nações e volta a entrar em campo, seja para a final, seja para o encontro do 3.º e 4.º lugar, no domingo; Bajrami — a Albânia joga contra Sérvia, a 7, e Letónia, a 10, na qualificação para o Mundial 2026; Dahl — a Suécia tem particulares com Hungria e Argélia, a 6 e a 10; Leandro Barreiro — o Luxemburgo joga com Eslovénia, a 6, e Irlanda, a 10, dois encontros de preparação; Schjelderup — a Noruega prossegue o apuramento para o Mundial contra Itália, a 6, e Eslovénia, a 9; Kokçu e Akturkoglu — a Turquia vai aos EUA defrontar a seleção local, dia 7, e o México, dia 11; Prestianni — chamado para dois particulares da seleção argentina de sub-20 frente à Austrália, a 6 e a 9; Amdouni — a Suíça tem programa idêntico ao da Turquia, mas defronta primeiro o México e depois os EUA; e Pavlidis — a Grécia tem particulares contra Eslováquia, a 7, e Bulgária, a 10.
Dos jogadores que têm feito parte da equipa principal, sobram para os primeiros dias de preparação: Leandro Santos; Álvaro Carreras; Florentino; Aursnes; Renato Sanches; João Rego; Di María; Tiago Gouveia; Bruma; Belotti; e Arthur Cabral.
Estreia a 16
O Benfica faz a estreia no Mundial de Clubes no dia 16, defrontando o Boca Juniors em Miami (23h00). Seguem-se Auckland City (20 de junho, 17h00) e Bayern (24 de junho, 20h00) no Grupo C.
Caso se apure para os oitavos de final (passam os dois primeiros de cada grupo), jogará a 28 ou 29 de junho. Os quartos de final são a 4 e 5 de julho, as meias-finais a 8 e 9 e a final no dia 13 de julho.
Uma boa campanha na prova nos Estados Unidos da América colocará problemas para o arranque da nova temporada. Os jogadores tiveram apenas nove dias de férias, mas o primeiro jogo oficial da temporada será logo no primeiro fim de semana de agosto — a Supertaça Cândido de Oliveira está prevista para 2 ou 3, mas até pode ser antecipada um ou dois dias, porque logo na terça ou quarta-feira seguinte o Benfica entra em campo na primeira mão da terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League. O campeonato arranca no fim de semana de 9 e 10. Não vai ser fácil encontrar datas para os jogadores descansarem.
Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa