FC Porto «Arbitragens alteraram o desfecho do campeonato»
O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, afirmou esta terça-feira no Porto Canal, no programa Universo Porto da Bancada, que foram as arbitragens a decidir o título de campeão nacional.
«Se olharmos para o campeonato e para o padrão, a verdadeira explicação para o título do Benfica está num vídeo que temos para mostrar, com lances que ilustram porque é que o campeonato acabou com o Benfica com mais dois pontos [foi mostrado um vídeo com vários casos de arbitragem]. O FC Porto foi o clube mais prejudicado pelas arbitragens, como escreve o ex-árbitro Pedro Henriques no ‘Público’, e isto devia chamar a atenção das pessoas porque é o segundo ano seguido. Será que os árbitros têm alguma coisa contra o FC Porto? Vamos acreditar que não. O ano passado não teve impacto decisivo porque o FC Porto bateu recorde de pontos e foi campeão, mas este ano alterou o desfecho do campeonato. O FC Porto devia ter tido mais penáltis, mais jogadores adversários expulsos… Foram vários acontecimentos que alteraram a verdade desportiva», disse, lembrando ainda que o Benfica ao longo do campeonato não teve uma única expulsão por vermelho direto.
E prosseguiu: «A época começou com o Benfica a fazer ameaças, que tinha de ser respeitado, e o resultado foi este. O FC Porto manteve-se em silêncio e o resultado foi este. O FC Porto não quer ser beneficiado, mas também não quer ser prejudicado porque foi o segundo ano em que foi a equipa mais prejudicada pela arbitragem. E para o ano, como vai ser?»
Francisco J. Marques defendeu ainda que há equipas que não têm a mesma agressividade frente aos candidatos ao título, o que daria «outra discussão».