Sporting Afonso Moreira, o craque que chegou de Lamego
Rúben Amorim, treinador do Sporting, tem aproveitado esta paragem nas competições para observar vários jogadores da formação, à semelhança do que normalmente acontece, e ontem chamou à sessão matinal o extremo Afonso Moreira, 18 anos, que se tem destacado no Sporting B na Liga 3 e pela equipa de sub-19 na Youth League.
Um jogador no qual os leões depositam muita esperança. O antigo coordenador da formação leonina, Luís Dias, recorda-se bem da forma como o esquerdino chegou ao clube de Alvalade. «Partiu duma indicação dum olheiro de que havia um miúdo a destacar-se no Lamego. Identificámo-lo e convidámo-lo a participar numa atividade no polo do Estádio Universitário de Lisboa (EUL). Logo ao primeiro treino, penso que ainda nos sub-11, ficou definido que jogaria pelos Cracks de Lamego mas ficaria desde logo ligado ao Sporting através das atividades regulares que promovíamos no Estádio Universitário», rememora.
De momento, Afonso Moreira tem-se destacado pela capacidade técnica e pela velocidade de execução, mas havia outro atributo que chamava à atenção dos responsáveis leoninos. «Mantinha uma relação muito forte com o golo e jogava numa posição mais central. Depois transitou para as alas e continuou a marcar», frisa.
Luís Dias mostra-se convencido de que Afonso Moreira será mais um jovem jogador que «Rúben Amorim vai lançar», pois trata-se «dum prémio» pelo que tem feito na equipa B e pelas recentes exibições protagonizadas nos sub-19 de Portugal.