Elfsborg-SC Braga: arsenalistas tiveram o pássaro na mão, mas deixaram-no fugir

Eduardo Pedrosa Marques • 11:45 - 06.11.2024/ Atualizado: 10:08 - 08.11.2024

Ricardo Horta colocou os guerreiros do Minho na frente aos 67 minutos, Emil Holten empatou aos 84

Continue na nossa companhia, caro leitor. Dentro de instantes iremos trazer-lhe toda a reportagem deste jogo europeu do SC Braga diante do Elfsborg, bem como, naturalmente, a crónica do desafio. Foi um gosto ter contado consigo desse lado. Até uma próxima oportunidade!

Final da partida! Elfsborg 1 SC Braga 1. Os arsenalistas tiveram o pássaro na mão e deixaram-no fugir. Depois de uma primeira parte de grande domínio (Roberto Fernández podia ter marcado logo a abrir e Ismael Gharbi e Roger Fernandes também tentaram), os comandados de Carlos Carvalhal entraram para a etapa complementar com o forte desejo de consubstanciar a superioridade evidenciada e, pese embora o maior equilíbrio conseguido pelos suecos, a verdade é que foram mesmo os lusos a abrirem o ativo: livre estudado de Roger Fernandes e remate frontal de Ricardo Horta que, ainda que desviado inadvertidamente por Timothy Ouma, entrou mesmo na baliza de Isak Pettersson (67 minutos). Parecia estar tudo bem encaminhado para um triunfo minhoto, mas Emil Holten, aos 84 minutos, respondeu afirmativamente a um cruzamento de Gottfrid Rapp e empatou. Castigo (demasiado) pesado para os bracarenses.

92'

Cartão amarelo a João Marques (SC Braga).

Tempo adicional mínimo: 4 minutos

90'

Cartão amarelo a Simon Hedlund (Elfsborg).

88'

Substituição no SC Braga, com a saída de Ricardo Horta para a entrada de João Marques.

84'

Golo do Elfsborg! Cruzamento da direita de Gottfrid Rapp e Emil Holten, à entrada da pequena área, antecipa-se a Paulo Oliveira e desvia para o fundo das redes da baliza de Lukas Hornicek. Está reposta a igualdade. 1-1.

79'

Atento Lukas Hornicek! Cruzamento da esquerda de Nikas Hult e depois de uma ligeira confusão no interior da área, o guarda-redes bracarense amarrou com segurança.

76'

Tripla substituição no Elfsborg, com as saídas de Arber Zeneli, Michael Baidoo e Ahmed Qasem, para as entradas de Holten, Kaib e Rapp.

68'

Dupla substituição no SC Braga, com as saídas de Vítor Carvalho e João Moutinho, para as entradas de Gorby e André Horta.

68'
Substituição

Substituto sai do campo

68'
Substituição

Substituto sai do campo

67'

Golo do SC Braga!! Livre cobrado por Roger Fernandes o lado direito e Ricardo Horta, à entrada da área, remata certeiro e abre o ativo na Boras Arena. A bola ainda desvia num defensor contrário e trai Isak Pettersson. 0-1.

61'
Substituição

Substituto sai do campo

60'

Substituição no SC Braga, com a saída de Ismael Gharbi para a entrada de Bruma.

59'

Que corte milagroso de João Ferreira! Escorregadela de Bright Arrey-Mbi, cruzamento da direita de Ahmed Qasem e valeu a atenção do camisola 13 dos arsenalistas a evitar males maiores para a baliza de Lukas Hornicek.

54'

Responde o SC Braga! Roger Fernandes, numa segunda bola na sequência de um pontapé de canto, remata forte, mas vê a bola intercetada por Sebastian Holmén.

Carlos Carvalhal procedeu a uma alteração ao intervalo. Roberto Fernández não regressou para a segunda parte, entrando El Ouazzani para o seu lugar.

49'

Bom corte de Paulo Oliveira, a impedir que Ahmed Qasem, à entrada da pequena área, visasse a baliza de Lukas Hornicek.

Início da segunda parte!

46'
Substituição

Substituto sai do campo

Intervalo! Elfsborg 0 SC Braga 0. Sem direito a qualquer minuto de compensação nesta etapa inicial. As duas equipas recolhem aos balneários com o resultado ainda em branco, mas a haver uma vantagem, então teria de ser dos arsenalistas. A formação orientada por Carlos Carvalhal tem dominado quase por completo as operações, jogando maioritariamente no meio-campo ofensivo. A grande oportunidade para os guerreiros do Minho surgiu logo aos 3 minutos, com Roberto Fernández, no interior da pequena área, a desviar um cruzamento da esquerda de Gabri Martínez, mas Isak Pettersson foi gigante e defendeu em cima da linha de baliza. Ismael Gharbi, por duas vezes, também já ameaçou, mas a mira do jovem espanhol esteve desafinada. Roger Fernandes também tentou a sua sorte, mas o remate do esquerdino saiu à figura do guarda-redes contrário. Os suecos conseguiram equilibrar as operações nos instantes finais desta primeira parte, mas ainda não tiveram arte nem engenho para incomodarem verdadeiramente Lukas Hornicek. A manter-se esta toada e com mais inspiração no último terço, o SC Braga tem tudo para regressar da Suécia com os três pontos na bagagem...

31'

Agora foi Roger Fernandes! Nova aproximação do SC Braga à baliza do Elfsborg, agora com o jovem esquerdino (que hoje está a atuar como ala direito) a rematar cruzado, mas à figura de Isak Pettersson.

23'

Mais uma ocasião para os arsenalistas! Ismael Gharbi, já na área, remata para nova intervenção de categoria de Isak Pettersson. Os bracarenses já mereciam estar em vantagem...

22'

Outra vez o SC Braga a ameaçar! Ismael Gharbi, junto à linha lateral da grande área, pelo lado esquerdo, remata em arco, mas a bola sai ligeiramente por cima da barra.

Ultrapassado o primeiro quarto de hora de jogo, o SC Braga está claramente por cima. Os arsenalistas têm controlado as operações e já dispuseram de uma enorme ocasião para marcar, quando Roberto Fernández, logo aos 3 minutos, viu Isak Pettersson negar-lhe o golo. Por esta altura, está a acentuar-se o nevoeiro sobre os céus de Boras, pelo que a visibilidade é mais reduzida do que o desejável. Veremos se o árbitro não se verá forçado a interromper a partida nos próximos instantes.

14'
Amarelo

Cartão amarelo

14'

Cartão amarelo a Andri Baldursson (Elfsborg).

Confirma-se que o SC Braga joga com três defesas-centrais: João Ferreira, Paulo Oliveira e Bright Arrey-Mbi. Roger Fernandes é o responsável pela ala direita e Gabri Martínez joga pelo corredor esquerdo. Vítor Carvalho e João Moutinho tomam conta do miolo, com Ricardo Horta e Ismael Gharbi a jogarem no apoio ao ponta de lança, Roberto Fernández.

3'

Enorme oportunidade para o SC Braga! Gabri Martínez desenhou uma excelente jogada pela esquerda e tirou um cruzamento para o interior da pequena área, onde Roberto Fernández, de primeira, desviou para golo, mas Isak Pettersson, com uma defesa de grandíssima qualidade, impediu o primeiro aos arsenalistas.

Início da partida!

Entram as três equipas no relvado da Boras Arena. Depois da habitual saudação ao público e da tradicional escolha de campo e bola, estará tudo a postos para o apito inicial.

As equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no relvado (sintético) da Boras Arena, em Boras (Suécia). O estádio está já muito bem composto, naturalmente com uma larga maioria de adeptos do Elfsborg, que pintam o recinto de amarelo, cor do equipamento da formação nórdica. São esperadas pouco menos de 10 mil adeptos na Boras Arena, sendo que o SC Braga deverá ter o apoio de cerca de duas centenas de aficionados. Está muito frio na Suécia. Os termómetros marcam, nesta altura, 5 graus centígrados.

O técnico arsenalista continua a dar mostras de que conta com todos os jogadores que compõem o plantel, ainda para mais com a enorme densidade competitiva a que o SC Braga tem estado sujeito na presente temporada. Recorde aqui o trabalho feito recentemente por A BOLA e que dá conta de todos os dados relativamente aos atletas utilizados pelos guerreiros do Minho em 2024/2025:

Carlos Carvalhal promove sete alterações em relação ao onze que havia apresentado diante do Arouca (2-1), no passado domingo, por ocasião da 10.ª jornada da Liga. Saem Matheus, Niakaté, Yuri Ribeiro, André Horta, Rodrigo Zalazar, Bruma e El Ouazzani, e entram Lukas Hornicek, Bright Arrey-Mbi, João Moutinho, Ismael Gharbi, Gabri Martínez, Ricardo Horta e Roberto Fernández.

SC Braga (treinador): Carlos Carvalhal

SC Braga (suplentes): Matheus (1), Tiago Sá (12), Víctor Gómez (2), Robson Bambu (3), Bruma (7), El Ouazzani (9), André Horta (10), Adrián Marín (19), Yuri Ribeiro (25), Rafik Guitane (27), Gorby (29) e João Marques (33)

SC Braga (titulares): Lukas Hornicek (91); João Ferreira (13), Paulo Oliveira (15), Bright Arrey-Mbi (26) e Roger Fernandes (11); Vítor Carvalho (6) e João Moutinho (8); Ismael Gharbi (20), Ricardo Horta (21) C e Gabri Martínez (77); Roberto Fernández (90)

Elfsborg (treinador): Oscar Hiljemark

Elfsborg (suplentes): Uppenberg (1), Sorensen (30), Henriksson (4), Thomasen (7), Guomundsson (11), Holten (12), Larsson (13), Abdullai (14), Kaib (19), Rapp (20), Richtner (26) Ostman (28)

Elfsborg (titulares): Isak Pettersson (31); Sebastian Holmén (8) C, Ibrahim Buhari (29) e Terry Yegbe (2); Simon Hedlund (15), Timothy Ouma (16), Andri Baldursson (6) e Niklas Hult (23); Arber Zeneli (9), Michael Baidoo (10) e Ahmed Qasem (18)

Árbitro: Juxhun Xhaja (Albânia); Assistentes: Alber Zalla e Redji Avdo; 4.º Árbitro: Albert Doda; VAR/AVAR: Paolo Mazzoleni (Itália) e Rosario Abisso (Itália)

Já há equipas oficiais!

Os bracarenses chegam à Suécia com três regressos importantes na convocatória - Robson Bambu, Bright Arrey-Mbi e João Moutinho estão recuperados das respetivas lesões e foram considerados aptos para a competição -, mas também com duas baixas de vulto: Niakaté (castigado) e Rodrigo Zalazar (lesionado).

Mas do lado do SC Braga há, por esta altura, um dado de motivação acrescido: os comandados de Carlos Carvalhal podem igualar a melhor série da época. E, para isso, terão de levar de vencida este Elfsborg. Os guerreiros do Minho vêm de três triunfos consecutivos - Farense (2-0), para a Liga, Vitória de Guimarães (2-1), para a Taça da Liga, e Arouca (2-1), de novo para a Liga -, pelo que o sucesso esta tarde sem solo nórdico permite repetir o feito conseguido entre os passados dias 15 e 25 de agosto - vitórias diante de Servette (2-1), na 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória de acesso a esta Liga Europa, Boavista (1-0), para a Liga, Rapid Viena (2-1), na 1.ª mão do play-off de acesso à Liga Europa, e Moreirense (3-1), de novo para a Liga.

O Elfsborg está exatamente com os mesmos 3 pontos do SC Braga. Os suecos foram derrotados na 1.ª jornada, pelo AZ Alkmaar (2-3), venceram, depois, a Roma (1-0), baqueando, de novo, na ronda anterior, na deslocação ao reduto do Galatasaray (3-4).

O SC Braga chega a este jogo depois de duas derrotas consecutivas nesta Liga Europa - Olympiakos (0-3) e Bodo/Glimt (1-2) -, resultados que se seguiram ao triunfo caseiro frente ao Maccabi Telavive (2-1), na ronda inaugural da competição.

A caminhada europeia do SC Braga passa pela Suécia e, esta tarde (17.45 horas), os guerreiros do Minho jogam na Bodas Arena, diante do Elfsborg, numa partida referente à 4.ª jornada da Liga Europa. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este desafio dos arsenalistas e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!