Governo britânico vai injetar 12 milhões no desporto feminino

Desporto 22-02-2021 18:34

Além de ajuda financeira, o governo também irá fornecer 250 mil testes à Covid-19 gratuitos para que os jogadores e as equipas técnicas possam ser testadas regularmente. "Com esta concessão do Pacote de Sobrevivência de Inverno Desportivo, poderemos continuar a jogar até ao final da temporada 2020/21", disse Kelly Simmons, diretora de futebol feminino da FA.

João Tereso Casimiro

O governo britânico anunciou um pacote de ajuda de 10,5 milhões de libras (12,1 milhões de euros) para o desporto feminino, cujo objetivo é impulsionar a viabilidade financeira do futebol, badminton, basquetebol e netball, segundo a “Reuters”.

As equipas da liga de netball receberão 4,2 milhões de libras (4,9 milhões de euros), enquanto a liga feminina de futebol e o campeonato feminino da Federação Inglesa de Futebol (FA) receberão 2,2 milhões de libras (2,6 milhões de euros). Além disso, o badminton e o basquetebol receberão uma soma combinada de mais quatro milhões de libras (4,6 milhões de euros).

Além de ajuda financeira, o governo também irá fornecer 250 mil testes à Covid-19 gratuitos para que os jogadores e as equipas técnicas possam ser testadas regularmente. “Com esta concessão do Pacote de Sobrevivência de Inverno Desportivo, poderemos continuar a jogar até ao final da temporada 2020/21”, disse Kelly Simmons, diretora de futebol feminino da FA.

O governo britânico já tinha anunciado em novembro de 2020 um pacote de ajuda para ajudar clubes e federações a suportarem os danos económicos provocados ​​pela pandemia de Covid-19, sob o nome ‘Winter Survival Package’ – avaliado em 300 milhões de libras (335 milhões de euros).

O rugby foi a modalidade que mais faturou – 135 milhões de libras (151 milhões de euros), dos quais 59 milhões de libras (66 milhões de euros) foram para os clubes de rugby da Premiership (primeira divisão inglesa), 44 milhões de libras (49 milhões de euros) foram para a Rugby Football Union (RFU), nove milhões de libras (dez milhões de euros) para os clubes do campeonato e 23 milhões de libras (26 milhões de euros) para o próprio campeonato.

Relativamente ao futebol, a Premier League e a English Football League (EFL) não receberam qualquer ajuda financeira incluída neste plano. A liga feminina fez isso recebeu três milhões de libras (três milhões de euros). A Liga Nacional de Futebol, que já havia beneficiado de dez milhões de libras (onze milhões de euros) da lotaria nacional, recebeu mais onze milhões de libras (doze milhões de euros) para cobrir o período de janeiro a março.

Ler Mais