Alcochetense ergue Taça da AF Setúbal... e regressa à Taça de Portugal

Futebol Alcochetense ergue Taça da AF Setúbal... e regressa à Taça de Portugal

FUTEBOL09.06.202300:07

Com o aproximar do final da temporada e a decisão de todas as provas nacionais e distritais, completa-se também a Taça de Portugal e os seus participantes em 23/24, sendo que o representante da AF Setúbal foi apurado após uma final da Taça do distrito marcada pela surpresa, dado que nenhum dos seus participantes não foi campeão do distrito nem tão-pouco conseguiu a subida aos Nacionais.

Na partida mediram forças o Alfarim, equipa que milita na 2.ª Divisão do distrito e que constitui a grande sensação da prova, e o Alcochetense, que terminou a presente época no 4.º lugar da 1.ª Divisão da AF Setúbal.

Está, por isso, garantida mais uma equipa das Distritais na próxima edição da Taça de Portugal, com o triunfo a pender para o lado do conjunto de Alcochete por 3-1, com golos de Diogo Macedo, João Ismael e Rui Carreira.

Flávio Amaro marcou para o Alfarim, não evitando o triunfo do Alcochetense, cujo coordenador técnico, Luís Francisco, teve um episódio atribulado, tendo sido inadvertidamente 'ceifado' por um jogador e, por isso, hospitalizado.

Apesar do jogo acidentado a nível pessoal, o responsável máximo pelo conjunto que venceu a Taça da AF Setúbal e, por conseguinte, garantiu um lugar na próxima edição da Taça de Portugal, não escondeu a satisfação. 

«O início da época traçamos sempre como objectivos o conseguir-se a melhor classificação possível. Aqui em Alcochete ambicionamos a possível conquista de um troféu de monta no distrito. Sabíamos das dificuldades e diferenças existentes comparativamente com alguns adversários que considerávamos favoritos ou candidatos à subida. Pode dizer-se que esses candidatos se poderiam resumir a três», analisou o dirigente.

«De facto, foram precisamente esses três que ficaram à nossa frente na classificação e pode-se considerar-se uma época satisfatória, em que com os recursos que se possuía conseguimos ir disputar uma final», atestou Luís Francisco, que não menosprezou em momento algum, o Alfarim. Antes pelo contrário, destacou o percurso do adversário.

«O Alfarim é um adversário que nos merece muito respeito, fez um percurso fenomenal nesta edição da Taça da AF Setúbal, acima de todas as expectativas. Não podemos escamotear nem ignorar que este Alfarim foi o tomba-gigantes: eliminou clubes como o Comércio e Industria e Olímpico do Montijo, que ficaram em 2º e 3º lugar na classificação da 1.ª Divisão Distrital, respetivamente, além do Charneca da Caparica, 10º classificado também da 1.ª Divisão Distrital», recordou.

Ao consumar a conquista deste título, o Alcochetense regressa à Taça de Portugal, que disputou pela última vez em 19/20 e caindo perante um conjunto profissional, na altura o Leixões, que militava - e ainda milita - na Liga 2.

Para o fazer, Luís Francisco recordou o respeitável adversário transposto.

«O facto do Alfarim não ter consumado a subida à 1ª divisão distrital não significa que é inferior, não há vencidos nem vencedores por antecipação porque, a ser assim, então o Alfarim já tinha vencido esta edição», reconheceu.

Em redor do coordenador do Alcochetense há uma ligação curiosa à Taça de Portugal: está ligado ao sucesso do Alcochetense na Taça da AF Setúbal depois de em 20/21 ter feito percurso semelhante na AF Lisboa. 

Nessa altura, conduziu o Damaiense rumo à Taça de Portugal em função do terceiro lugar obtido na 1.ª Divisão lisboeta. "Não posso esconder o orgulho que tenho neste feito," assumiu, feliz.

«Se isto acontece, também se deve a todos aqueles que comigo têm trabalhado quer na época 20-21 (mister Nuno Gomes e sua equipa técnica) e 22-23 (mister Tôpê e sua equipa técnica), que foram escolhas criteriosas», completou o dirigente, que deixou um reparo à organização das competições distritais», o futebol distrital necessita urgentemente de uma alavancagem, se considerarmos que é 'amador' e é a transição para o 'profissional'», sugeriu.