Pepê aborda vários temas e revela a posição preferida

FC Porto Pepê aborda vários temas e revela a posição preferida

NACIONAL08.06.202312:51

Figura proeminente da campanha protagonizada pelo FC Porto esta temporada, culminada com a conquista de três títulos, Pepê, contudo, reconhece, que faltou a vitória no campeonato para ser um ano de ouro para os dragões. Ainda assim, o polivalente brasileiro de 26 anos diz que a equipa terminou bem a época e a Taça de Portugal serviu, em certa medida, para amenizar os estragos e abrir sorrisos.


Fazendo um balanço da temporada, o número 11 dos portistas não tem problemas em reconhecer que a perda do campeonato foi o único ponto negativo de 2022/2023. «Sem dúvida alguma que queríamos o título do campeonato, era de facto o nosso principal objetivo, mas acho que conseguimos grandes jogos, grandes feitos, conseguimos três dos quatro títulos nacionais. Terminámos a época muito bem. Fizemos grandes jogos, especialmente contra as grandes equipas. Sabemos que cometemos alguns erros, especialmente na primeira volta e isso acabou por nos custar muito caro. Penso que quando estamos no nosso máximo somos difíceis de parar. Tivemos um bom final de época, mas não nos podemos lamentar. Agora é comemorar os títulos que conquistámos e regressar mais fortes na próxima época para ter esses mesmos êxitos», avalia Pepê, falando depois da vertente pessoal.


«Cresci imenso com Sérgio Conceição. Para mim foi uma grande época, tive um pouco de altos e baixos, é normal. Fico feliz por ter feito tantos jogos como fiz, pela confiança que o mister e os companheiros tiveram no meu trabalho. Desde o primeiro dia que me senti bastante apoiado por todos», sublinha o extremo de raiz, recordista de jogos numa só Temporada - nunca um futebolista dos azuis e brancos tinha fechado uma campanha com 55 partidas.


De seguida, Pepê lança as expectativas para a próxima época. «É voltar mais fortes do que voltámos esta temporada e temos agora de descansar bem a cabeça e o corpo para voltar mais sólidos, não cometermos os mesmos erros e, quem sabe, ganhar todos os títulos», deseja, assegurando que os adeptos já viram esta época um pouco do verdadeiro Pepê.


«Eu cresci imenso como jogador a nível individual e também na ajuda da equipa. Sinto-me um jogador muito melhor do que quando cheguei. Tenho muito ainda a melhorar e posso crescer para mostrar mais aos adeptos e ao mister.»


Durante a época finda, Pepê jogou em várias posições, o que, na realidade, o terá prejudicado para cimentar o seu jogo num lugar. «É claro que no início toda a gente sente dificuldades de adaptação a um lugar diferente daquele a que estamos habituados, mas temos de estar preparados para jogar onde o mister entender. Eu tenho de fazer o meu melhor. Procurava todos os dias, tentava evoluir a minha ação nessas posições, mas o mais importante é sempre dar o melhor e ajudar a equipa», refere, garantindo que é na ala esquerda onde sente mais confortável e pode render mais.


«Eu mantenho a minha preferência, como é óbvio, mas no que o mister precisar eu vou estar sempre à disposição. O mais importante é o grupo, é a equipa e mesmo com dificuldades prometo sempre dar o melhor. Onde gosto mais de jogar é na ala esquerda, tal como jogava no Grêmio de Porto Alegre. Hoje em dia, no futebol moderno, não nos podemos agarrar a um só lugar. Temos de evoluir cada vez mais», reconhece.

Seleção do Brasil é sonho de menino


Pepê já possui passaporte italiano e pode vir a representar a squadra azzurra - há esta intenção clara por parte dos dirigentes da Federação Italiana -, mas o sonho de menino é mesmo representar a seleção do Brasil. O Paraguai também é uma possibilidade, tendo em conta a ascendência por parte da mãe, mas este é um assunto que não tira o sono ao brasileiro. «Para ser sincero, nem penso muito nisso. O meu foco é totalmente no FC Porto, onde estou a evoluir e a crescer cada vez mais. Vou manter a minha cabeça aqui, procurando evoluir. Desde pequeno que tenho o sonho de jogar na seleção brasileira, mas estamos aí, abertos a todas as possibilidades. Não dá neste momento para apontar uma, tudo surgirá com naturalidade em determinado momento», assume Pepê, que tem sido ultimamente associado a clubes da Premier League, Espanha e Itália. Pepê não é dominado pela obsessão de dar o salto para um campeonato mais mediática e mostra-se mesmo tranquilo em relação ao futuro.


«É uma coisa que não mexe particularmente comigo. Como já disse, o meu foco é o FC Porto. Viemos de uma época muito desgastante, com muitos jogos e ganhámos três títulos. Agora quero só descansar nas férias para que possa voltar ainda mais forte e ajudar o FC Porto a conquistar títulos», faz questão de sublinhar o brasileiro.

«Conceição é determinante para o nosso crescimento»
 

À semelhança dos  companheiros, Pepê também é da opinião que Sérgio Conceição deve continuar no cargo de treinador, pois os jogadores ganham com isso e o clube está mais perto de alcançar os seus objetivos.


«Claro que pedia para ele ficar. É um grande treinador, não fui só eu, mas também os meus companheiros que evoluíram bastante com ele. Exige sempre o máximo de nós, é o que espera dos jogadores. Tê-lo connosco mais um ano vai ser determinante para o nosso crescimento e para conquistar mais títulos», é a leitura que o brasileiro faz, ele que se encontra já em São Paulo, onde passará grande parte das férias, numa casa de praia que tem na orla marítima.