PSP garante «estrutura segura» em jogo de risco elevado

Taça de Portugal 19.05.2022 18:15
Por Redação

A PSP anunciou esta quinta-feira o modelo de segurança para a final da Taça de Portugal, que opõe FC Porto e Tondela, no Jamor, este domingo, jogo classificado como de «risco elevado». Quanto à influência dos acontecimentos registados nos festejos do título neste planeamento, a Polícia de Segurança Pública diz-se «atenta» e acredita que «as situações estão bem dirimidas».


«A PSP assenta este policiamento em três princípios basilares: mobilidade, alta visibilidade e pouca intervenção ou nenhuma. A intenção é que a Taça de Portugal seja uma festa. Pedimos para seguirem os nossos conselhos, que usem e abusem dos transportes públicos, que os que venham de carro estacionem convenientemente, não tragam valores, tenham cuidados relativamente à autossegurança e organizem a deslocação com base no setor onde assistirão ao jogo: na parte sul ficarão os adeptos do FC Porto (parque 1) e na parte norte os do Tondela (parque 3)», disse Ana Cristina Neri Correia, comandante da divisão policial de Oeiras da PSP, lembrando que as portas abrem às 14.45 horas.


«Pedimos que tenham comportamentos de fair-play e respeito entre adeptos, abstendo-se de fazer utilização de material pirotécnico», prosseguiu em conferência de Imprensa no Jamor, antes de questionada sobre os incidentes nos festejos do título do FC Porto (que resultou na morte de um adepto): «Estamos atentos, estamos em crer que as situações estão bem dirimidas, estamos em permanente contacto com os adeptos, em constante avaliação do risco. Teremos as valências todas da unidade especial da polícia (…) Não há histórico de conflitos entre os clubes, estamos em crer ao nível do posicionamento não levantará grandes problemas, mas temos a nossa tática, que é a segregação de adeptos, sobretudo dos que são de risco.»


Os problemas que a acessibilidade ao Estádio Nacional pode levantar também foram abordados: «Tem ligeiras limitações que podem ser dirimidas, podemos contornar estruturas menos funcionais e acautelá-las de modo a torná-la uma estrutura acessível e segura. Estarão cá todos os recursos necessários para que seja um espetáculo seguro.»


Caso o vencedor queira festejar na capital, a PSP deixa garantia: «Temos assegurado um policiamento para um conjunto de locais onde poderá vir a ser feita a festa no pós-jogo, para garantir que os adeptos estão em segurança.»

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias