O 12.º jogador regressa à Luz

Benfica 29-10-2020 08:34
Por Paulo Alves

Terminou a espera. Oito meses depois, o público, o tal 12.º jogador que empurra as equipas, está de volta para a estreia desta época das noites europeias no Estádio da Luz. Serão apenas 4875 (7,5 por cento da lotação do recinto) os privilegiados deste regresso de adeptos às bancadas depois de um longo período (oito jogos na Luz, 18 no total) em que a equipa da águia não teve a força vinda do tal 12.º jogador.

 

Em pouco mais de 24 horas a venda de ingressos, que decorreu somente através do site do clube e destinada a sócios (com vários requisitos como exigência) esgotou a lotação autorizada pelas autoridades de saúde e seguramente que a ansiedade de quem conseguiu o papelinho mágico para esta noite aumenta à medida que a hora da partida se aproxima. É assim um regresso a casa carregado de simbolismo tendo em conta a pandemia que persiste e de forma cada vez mais intensa. 

 

E também por isso seguramente que a equipa de Jorge Jesus desejará brindar os adeptos com exibição de nota artística. Depois de entrada com o pé direito na fase de grupos da Liga Europa, com vitória sofrida mas dilatada em Poznan, onde Darwin Núñez rubricou hat-trick, seguem-se dois jogos caseiros (esta noite com o Standard Liège e de hoje a oito dias com o Rangers) em que Jorge Jesus deverá aproveitar para rodar a equipa, tendo em conta o ciclo exigente de dois jogos por semana e também a subida de nível dos adversários internos (jogos com o Boavista, no Bessa, na segunda-feira, e com o SC Braga, domingo, dia 8 de novembro, na Luz).

 

Jesus tem obrigatoriamente de mexer na ala esquerda devido a lesão de Grimaldo. Nuno Tavares será, tudo indica, o sucessor natural do defesa espanhol... a menos que o treinador encarnado optasse por avançar para um sistema de três centrais (entrando Jardel para junto de Otamendi e Vertonghen, por exemplo) como já testou nos últimos minutos na Polónia, mas ainda assim pouco provável para início esta noite.

 

Para o miolo regressa Gabriel, que ficou de fora na partida de segunda-feira, contra o Belenenses SAD, em repouso físico já a pensar na partida de hoje. Junto do brasileiro poderá manter-se Adel Taarabt, que a confirmar-se fará o terceiro jogo seguido após regresso de lesão.

 

A dúvida maior acaba por assentar no ataque: Jesus deu a entender que pode dar repouso a Darwin, se assim for avançam Waldschmidt, que jogou apenas 32 minutos na segunda, e Seferovic, que fez 58 minutos. Tudo indica que serão eles os homens à procura do golo.

Ler Mais
Comentários (21)

Últimas Notícias