Noronha Lopes exige contagem dos votos físicos

Benfica 27-10-2020 10:30
Por Redação

A lista liderada por João Noronha Lopes emitiu um comunicado a criticar o processo em torno da votação. «A 24 horas das eleições, não existe um regulamento eleitoral que pudesse ser consultado nem um protocolo a seguir», acusa-se.

O ponto alto das críticas vai para o sistema de voto eletrónico. «A informação de que dispomos, após consulta com especialistas, diz-nos que o sistema de voto apresenta vulnerabilidade a ataques informáticos. Em face disto, exigimos que as urnas sejam abertas para uma contagem do voto físico», vinca-se.


Eis o comunicado:

«A Mesa da Assembleia Geral continua a tratar o ato eleitoral de amanhã sem o profissionalismo que a instituição exige.

 

Ontem realizou-se mais uma reunião. Esperávamos ser recebidos pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, mas em vez dele fomos recebidos pelo Secretário Geral do Clube, sem qualquer membro da mesa.

 

Esperávamos ter resposta para as questões colocadas nos últimos dias. Saímos sem qualquer esclarecimento. A 24 horas das eleições, não existe um regulamento eleitoral que pudesse ser consultado nem um protocolo a seguir.

 

Depois de muita pressão dos sócios, o voto físico vai coexistir com o voto eletrónico. No entanto, para nosso espanto, as urnas vão estar nos locais de voto apenas para enfeitar, na medida em que o Presidente da MAG recusa confirmar uma contagem de votos em urna.

 

Assim, tudo aponta para que não exista contagem de voto físico no dia das eleições, ao contrário do que o Presidente da Mesa garantiu em carta datada de 6 de Setembro. Esta posição é incompreensível e configura uma ameaça à integridade do ato eleitoral.

 

A informação de que dispomos, após consulta com especialistas, diz-nos que o sistema de voto apresenta vulnerabilidade a ataques informáticos.

 

Em face disto, exigimos que as urnas sejam abertas para uma contagem do voto físico.

Uma instituição com a grandeza e a relevância social do Sport Lisboa e Benfica não pode ter eleições organizadas desta forma amadora e muito pouco transparente.

 

A resposta mais importante será dada amanhã. Apelamos a todos os sócios para uma participação em massa pela mudança.»

Ler Mais
Comentários (101)

Últimas Notícias