Os melhores jogos desta semana

Notícia Patrocinada Os melhores jogos desta semana

NACIONAL31.01.202220:13

Liga francesa – Lyon-Marselha (1 de fevereiro, 20 horas)

Lyon e Marselha defrontam-se em partida em atraso da Ligue 1, jogo com enorme tradição no futebol francês, embora ambos os clubes já tenham, reconheçamos, vivido melhores dias. Ainda assim, trata-se de uma partida sempre a ter em conta, com algumas características curiosas. Contradizendo a classificação, as odds dão favoritismo (embora ligeiro, repare-se) ao Lyon, que ocupa a o 11.º lugar da classificação, com 31 pontos. O Marselha, por outro lado, é terceiro (apenas atrás de PSG e Nice), com 40. A questão é que, olhando para o percurso das equipas, parece (embora não seja, atenção, mais do que um parece…) melhor o conjunto da casa, que vem de duas vitórias consecutivas, enquanto os visitantes registaram um empate na última partida que realizaram. De resto, e este é outro dado interessante (e, se calhar, relevante…), o Lyon não perde há sete jogos (a última derrota aconteceu há dois meses, a 1 de dezembro), o Marselha não conhece o sabor da derrota há nove encontros – a última vez que perdeu foi a… 4 de dezembro.

Clique aqui

Liga Portuguesa – Santa Clara-Boavista (1 de fevereiro, 20.15 horas)

Frente a frente os dois semifinalistas derrotados da Taça da Liga, num jogo em que, embora a equipa da casa entre como favorito, pode não ser tão desequilibrado como as odds parecem apontar. É verdade que o Santa Clara melhorou muito nas últimas semanas e que não perde nos Açores desde 7 de novembro, dia em que foi derrotado em casa pelo FC Porto; e que nos últimos quatro jogos apenas perdeu um (duas vitórias e um empate nos restantes), precisamente a meia-final da Taça da Liga, com o Sporting. Atravessa, por isso, um bom momento. Mas atenção, do outro lado está um Boavista que com Petit também se transfigurou e que não é derrotado há sete encontros – na meia-final da Taça da Liga chegou ao fim do tempo regulamentar empatado com o Benfica, cedendo nos penáltis. Soma, nesse período, duas vitórias e cinco empates consecutivos. Talvez este encontro mereça, pois, um olhar mais cuidado…

Clique aqui

Liga Portuguesa – Benfica-Gil Vicente (2 de fevereiro, 19 horas)

O Benfica entra, como não podia deixar de entrar, como grande favorito há vitória nesta receção ao Gil Vicente. Mas (e esta pergunta, tendo em conta o momento que atravessam os encarnados, impõe-se mais do que nunca…) serão efetivamente favas assim tão contadas? Vejamos: o Benfica entra em campo na terceira posição, com 44 pontos. Por este prisma nada a dizer, porque os gilistas, embora estejam num surpreendente quinto posto, somam menos 14 pontos do que as águias. Mas olhando (e isso às vezes conta mais do que a classificação) para o momento das duas equipas, vemos que as águias somam apenas duas vitórias nos últimos cinco encontros, a que juntam dois empates (frente a Moreirense, em casa, e Boavista na meia-final da Taça da Liga) e uma derrota (contra o Sporting, na final da prova). Já os gilistas – repetimos, talvez neste momento a maior surpresa do campeonato – têm apenas uma derrota nos últimos cinco encontros (contra o Sporting) e não perdem há quatro partidas. Talvez pareça, mas não será, provavelmente, o Gil Vicente o adversário ideal para o Benfica sair da crise…

Clique aqui

Liga Portuguesa – Belenenses SAD-Sporting (2 de fevereiro, 20.45 horas)

Dificilmente haveria cenário que não desse o Sporting como claro favorito ao triunfo nesta deslocação ao Jamor para defrontar o Belenenses SAD. Muito menos quando os leões entram em campo motivados pela conquista da Taça da Liga, há poucos dias, nada mais nada menos do que após uma vitória no dérbi com o Benfica. Mas nem era, convenhamos, preciso ir tão a fundo: afinal, estamos a falar de um jogo entre o segundo classificado, com 47 pontos, e o último (18.), com menos… 35 (12). Se a isso juntarmos o facto de, mesmo não vivendo o momento mais fulgurante da época, o Sporting somar oito vitórias nos últimos dez jogos (reagiu à derrota com o SC Braga, a segunda neste período, com dois triunfos consecutivos), enquanto o Belenenses SAD somar apenas duas vitórias nas últimas dez partidas (a que junta seis derrotas e dois empates), estão lançados os dados para as odds serem tão favoráveis aos leões, mesmo tendo em conta que jogam fora de casa – onde o Belenenses SAD, em nove jogos, perdeu cinco…

Clique aqui