Recorde Chalana, o pequeno genial (vídeo)

Futebol Recorde Chalana, o pequeno genial (vídeo)

FUTEBOL10.08.202213:51

Fernando Albino de Sousa Chalana, natural do Barreiro, onde nasceu a 10 de fevereiro de 1959, ficará perpetuamente na história do Benfica e do futebol português. Em 1976, então com 17 anos, tornou-se no mais jovem de sempre a jogar na 1.ª Divisão e pouco depois foi chamado à Seleção Nacional.

Até 1984 o seu pé esquerdo fez furor, ajudando o Benfica a conquistar cinco títulos de campeão nacional, três taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira, além da presença na final da Taça UEFA na época 1982/83.

Foi, no entanto, com a presença no Campeonato da Europa de 1984, em França, onde Portugal atingiu a meia-final, que Chalana ganhou reconhecimento internacional, valendo-lhe a transferência para o Bordéus, na altura por 300 mil contos (atualmente cerca de 1,5 milhões de euros), valor que muito ajudou o Benfica a completar o fecho do 3.º anel do antigo Estádio da Luz.

No clube francês também foi campeão, mas a sua passagem ficou marcada por muitas lesões, regressando ao Benfica em 1987. Sagrou-se ainda mais uma vez campeão nacional, mas sempre muito fustigado por problemas físicos acabou por sair para o Belenenses, antes de encerrar a carreira no Estrela da Amadora, em 1992, aos 33 anos.

Viria a regressar ao Benfica, integrando os quadros técnicos, tanto nos escalões de formação como na equipa principal, assumindo mesmo o cargo de treinador principal em dois momentos distintos, de forma transitória.

Alcunhas como ‘o pequeno genial’ ou ‘Chalanix’ (devido ao sucesso em França e parecenças com a personagem de Asterix) ficam na memória. Os últimos anos foram marcados por uma doença degenerativa. Morreu esta quarta-feira, 10 de agosto, aos 63 anos. Para sempre será uma inspiração para grandes nomes do futebol português…

Recorde alguns dos seus melhores momentos (créditos 'Este é Craque da Bola'):