Papa Francisco transfere Bispo de Pemba para o Brasil

Moçambique 12-02-2021 11:57
Por Alexandre Zandamela, Maputo

O Papa Francisco acaba de transferir o Bispo de Pemba, D. Luiz Fernando Lisboa, para a diocese brasileira de Cachoeiro de Itapemirim, concedendo-lhe ainda o título honorífico pessoal de arcebispo, de acordo com o anúncio feito esta quinta-feira, em comunicado, pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

 

 O missionário brasileiro, de 65 anos de idade, natural do Rio de Janeiro, é membro da congregação dos Passionistas, onde se formou, tendo sido enviado para Moçambique em 2001. Foi nomeado Bispo de Pemba, capital da província nortenha de Cabo Delgado, a 12 de Junho de 2013, três meses depois de o Sumo Pontífice argentino ter chegado ao Vaticano.

 

Em Pemba, D. Luiz Fernando Lisboa evidenciou-se no seu trabalho em prol das populações de Cabo Delgado, tanto nas situações de calamidades naturais como em relação ao sofrimento causados pelos ataques terroristas.

 

O bispo esteve com o Papa no dia 18 de Dezembro passado, no Vaticano, antes de seguir para o Brasil, por motivos de saúde.

 

A Diocese de Cachoeiro, no Estado do Espírito Santo, leste do Brasil, encontrava-se com vacatura desde 7 de Novembro de 2018.

 

Reagindo à saída do país de  D. Luiz Fernando Lisboa, a Conferência Episcopal de Moçambique disse, em comunicado de imprensa, estar agradecida ao Papa «por nos ter dado (…) este grande missionário do Brasil como Bispo da nossa querida Diocese de Pemba».

 

«Queremos também agradecer a Sua Excelência Reverendíssima Dom Luiz Fernando Lisboa pelo abnegado trabalho pastoral realizado entre nós (…), mesmo em tempos e situações tão difíceis», afirmou a Conferência Episcopal de Moçambique.

 

Importa referir que, para o lugar de Dom Luiz Fernando Lisboa, o Papa Francisco nomeou Dom António Juliasse Ferreira Sadramo, actual Bispo Auxiliar de Maputo.

Ler Mais

Últimas Notícias

Mundos