O maior Parque de Infra-estruturas verdes em África, o Parque Urbano, localiza-se na cidade Portuária da Beira e foi este sábado inaugurado pelo Presidente da Republica, Filipe Nyusi.
O empreendimento ocupa uma área de 45 mil metros quadrados e dentro podem-se encontrar campos desportivos, parques infantis, restaurantes e bares para além de outros espaços de lazer e diversão.
Com a construção deste grande empreendimento está garantida a gestão das águas do rio Chivive, que vai minimizar as inundações dos bairros da Ponta-G?a e Chaimite, que afetavam cerca de 30 mil famílias, sendo que haverá controlo das águas fluviais.
Falando à margem da inauguração do maior parque urbano da África, o Presidente da República considerou a obra de «magnífica e amiga do ambiente» e que «demonstra a capacidade que o homem tem de transformar a natureza», numa clara alusão aos impatos trazidos pelo Ciclone Idai que destruiu por completo a cidade da Beira.
«Os impactos dos fenómenos climáticos tornaram-se maiores na cidade da Beira, onde o crescimento populacional e atividade humana, sobretudo, através do uso desregrado da terra e destruição da vegetação nativa, têm sido um dos fatores que contribuem para a intensidade das alterações climáticas», disse o Presidente da Republica.
No seu discurso o Chefe do Estado recordou que pela sua localização geográfica, Beira e outras cidades moçambicanas, estão abaixo do nível das águas do mar, tornando-se vulnerável a fenómenos extremos, sendo importante nas palavras de Filipe Nyusi, a construção de infra-estruturas resilientes a mudanças climáticas.
O governante apela a população ao bom uso do local e que o mesmo não sirva como abrigo de marginais e com focos de criminalidade e ou local de depósito de lixo. As obras custaram aos cofres do Estado e parceiros cerca de 36 milhões de euros.