Covid-19: Presidente anuncia sexta-feira decisão sobre (novo) Estado de Emergência

Cabo Verde 29-04-2020 12:14
Por Lusa

O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, anuncia, na sexta-feira, numa mensagem ao país, se vai prolongar o Estado de Emergência nas três ilhas com casos de Covid-19, porém, Jorge Carlos Fonseca já fala num quadro «pós-emergência».

 

Fonte da Presidência cabo-verdiana indicou que a mensagem do chefe de Estado está agendada para as 13.00 horas locais (mais duas horas em Lisboa) de 1 de maio, a partir do Palácio Presidencial, na Praia, na véspera de terminar (24.00 horas de 2 de maio) o segundo período de Estado de Emergência nas ilhas de Santiago, Boa Vista e São Vicente.

 

As restantes seis ilhas habitadas, sem casos de Covid-19, já saíram do segundo período de Estado de Emergência ao final do dia 26 de abril, terminando o dever geral de confinamento da população e o encerramento das empresas, embora mantendo várias restrições.

 

Depois de várias reuniões nos últimos dias, incluindo com os autarcas das ilhas com casos da doença, Jorge Carlos Fonseca recebe na quinta-feira o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, elementos do Governo e autoridades de saúde, «para avaliação detalhada do Estado de Emergência e depois decidir sobre a sua prorrogação ou não», explicou a fonte da Presidência.

 

Cabo Verde conta 113 casos de Covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (59), Boa Vista (53) e São Vicente (01).

 

Dois doentes foram considerados recuperados e o primeiro caso positivo no arquipélago, um turista inglês, de 62 anos, morreu.

Ler Mais

Últimas Notícias