Funeral de Estado para Marcelino dos Santos e sete dias de luto nacional

Moçambique 13-02-2020 17:10
Por Álvaro da Costa, Maputo

O Governo moçambicano decidiu realizar um funeral de Estado, a 19 de Fevereiro, para o veterano combatente da Luta Armada pela Independência Nacional, Marcelino dos Santos, falecido na terça feira.

 

O Conselho de Ministros reunido quarta feira, decidiu ainda realizar o velório na Praça da Independência, lugar onde foi proclamada a Independência a 25 de junho de 1975.

 

Fundamentado as decisões do Governo, o porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze, explicou ser um reconhecimento pela forma como Marcelino dos Santos entregou-se na luta pela Independência, que exigiu dele um enorme sacrifício e coragem, entre outros feitos que fizeram dele um político sempre muito ativo.

 

De referir que após a independência, Marcelino dos Santos exerceu, entre outros cargos, o de presidente da Assembleia da República de Moçambique, entre 1986 e 1994.

 

O Governo decidiu ainda decretar sete dias de luto nacional, a partir da 00:00 horas de 13 de fevereiro.

 

Durante os setes dias de luto , a bandeira será içada em meia haste em Moçambique e nas representações diplomáticas no país no estrangeiro.

 

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Ler Mais

Últimas Notícias