Bolsonaro convida Presidente de Angola para visita em 2020

Brasil 12-12-2019 18:12
Por Lusa

O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, entregou, esta quinta-feira, em Luanda, ao Presidente de Angola, João Lourenço, um convite para visitar o Brasil em 2020.

 

«Trouxe uma carta e um convite do Presidente Jair Bolsonaro para uma visita do Presidente João Lourenço ao Brasil em 2020», disse após uma audição com o chefe de Estado angolano, no âmbito do primeiro dia de visita oficial a Angola.

 

Segundo Ernesto Araújo, esta é uma fase de consolidação numa nova relação Brasil-Angola que está no momento de ser «reinventada e passar para um patamar elevado a partir das prioridades» dos dois países.

 

Com o Presidente angolano, o chefe da diplomacia brasileira abordou ainda a vontade brasileira de participar mais no desenvolvimento de Angola, através do investimento privado, cooperação na área da segurança e combate ao narcotráfico, entre outros temas internacionais.

 

Antes, durante um encontro com o homólogo angolano, Manuel Augusto, Ernesto Araújo declarou que este périplo por África, que também incluiu passagens por Cabo Verde, Nigéria e Senegal, é um «testemunho do engajamento que o Brasil quer ter com o continente africano e expressão do novo Brasil».

 

Manuel Augusto destacou por seu lado «as relações históricas, seculares, de sangue, de cultura e económicas entre Luanda e Brasília, que traduzem laços indissolúveis entre os dois povos e obriga os dois governos a trabalhar juntos no seu reforço.

 

«A visita do ministro brasileiro é também uma ocasião única de conhecer o pensamento do novo Brasil que, esperamos, aponte para aquilo que nos interessa no permanente reforço da relação já existente», acrescentou.

Ler Mais

Últimas Notícias