Maxaquene vai completar 100 anos a jogar pela primeira vez na segunda divisão 

Moçambique 10-12-2019 17:44
Por Álvaro da Costa, Maputo

Fundado a 20 de Maio de 1920, o Clube Desportos da Maxaquene, outrora chamado de Sporting de Lourenço Marques, não terá grandes motivos para celebrar com toda pompa e circunstância os 100 anos de existência.  É que os tricolores, 5 vezes campeões e detentores de 9 taças de Moçambique - só superados pelo Costa do Sol-  vão pela primeira vez, na sua longa e gloriosa história, evoluir na segunda divisão após ter sido despromovido do Moçambola. 

 

Com uma época atordoada marcada por graves problemas financeiros e uma crise diretiva sem precendentes, o clube tricolores, onde despontaram jogadores como Chiquinho Conde e Paito que viriam a singrar no futebol português, sendo que ambos jogaram pelo Sporting, não resistiu aos solavancos e a equipa sénior de futebol foi a que mais pagou caro a fatura.

Nem a vitória (1-0) na última ronda frente ao rival, Ferroviário de Maputo, evitaram o descalabro que muitos já vaticinavam. 

 

O facto é que na próxima época-2020, o Moçambola não contará com a presença de um dos seus mais assíduos participantes, mas que certamente procurará regressar ao convívio dos grandes em 2021.

Ler Mais

Últimas Notícias