A promessa de Rui Costa: «Ainda mais ambição!»

Benfica A promessa de Rui Costa: «Ainda mais ambição!»

NACIONAL07.06.202317:43

O documento do orçamento do Benfica para 2023/2024 contém uma mensagem do presidente encarnado, Rui Costa, que deixa promessa clara: «Nova temporada, ainda mais ambição!»

Rui Costa vinca que «o sucesso desportivo» será sempre «o principal objetivo de toda a estratégia», pelo que o orçamento reflete esse «reforço na aposta desportiva».

Eis o artigo de Rui Costa na íntegra:

Caros consócios,

Nova temporada, ainda mais ambição! O nosso compromisso é com as vitórias. A nossa missão é vencer, sempre.

Por isso, cumpre-nos, a cada nova época, garantir às nossas equipas as melhores condições para alcançarem os títulos que engrandecem o Sport Lisboa e Benfica. Importa dotar cada um dos plantéis da competitividade que nos diferencia em relação aos adversários, tornando mais próxima e real a possibilidade de vencer, no respeito pelo equilíbrio económico e financeiro, mas tendo sempre o sucesso desportivo como principal objetivo de toda a nossa estratégia.

É neste desígnio que este orçamento para 2023/2024 se inscreve. Continuaremos, por isso, a reforçar a aposta desportiva, trave fundamental do mandato destes órgãos sociais, com um incremento no investimento, ainda que mais ligeiro do que materializado no ano passado, mas suficientemente importante para preservar o essencial: uma superior e vincada determinação na conquista de títulos nas Modalidades, na defesa da grandeza do Sport Lisboa e Benfica.

Queremos ser cada vez mais fortes no futebol feminino. Somos tricampeões nacionais e tem sido notória a evolução na esfera europeia. Orgulhamo-nos de ser um exemplo em Portugal, na promoção da vertente feminina do futebol e congratulamo-nos com a obtenção de recordes sucessivos de assistências. No decurso da nova época, vamos garantir as condições para que a nossa equipa trabalhe no Benfica Campus, investimento que expressa a nossa confiança e aspiração em mais títulos e vitórias.

Ambição, também, nas restantes Modalidades e no projeto olímpico, sem olhar a género. É notório que a competitividade global das nossas equipas cresceu em relação ao passado recente, mas queremos ainda mais.

Todas as Modalidades, das mais às menos mediáticas, incluindo as individuais, todas, sem exceção, são Benfica, o que significa estarem obrigadas a representar condignamente o nosso emblema e a lutar pela vitória sempre. Potenciar a competência dos nossos atletas e grupos de trabalho é aquilo que mais nos move.

Uma permanente cultura de vitória que não se esgota numa temporada apenas. O sucesso sustentado exige também um adequado investimento na formação. E nesse sentido, na próxima época iremos requalificar espaços fulcrais na cidade universitária como novo espaço para a nossa formação, tendo por objetivo a captação de mais talento e qualidade ao nível do futebol de iniciação.

Medidas no âmbito desportivo que respeitam a sustentabilidade económica e financeira do Sport Lisboa e Benfica. Os resultados vão manter-se positivos, na consolidação de uma trajetória de reforço das contas do clube, da sua solidez e da sua credibilidade.

No lado das receitas, iremos procurar assegurar o crescimento da área de merchandising, com a abertura de novas lojas, a par da captação de novos parceiros e patrocinadores para o universo das Modalidades.

Na vertente dos custos, teremos um foco redobrado na contenção de fornecimento de serviços externos em áreas não desportivas, sem que se comprometa a competitividade das nossas equipas. O reforço do rigor e da exigência na contratação de serviços externos, com um firme controlo de custos, otimizando ao máximo o recurso a entidades externas, visa o enfoque do investimento na componente desportiva.

A par da vertente desportiva está a associativa. Este orçamento reflete igualmente esse entendimento. Os Sócios são a alma e o centro do clube.

Pretendemos um Benfica ainda mais próximo de todos. A expansão e a implantação da marca Benfica, com o crescimento das novas lojas de merchandising, é uma das áreas de intervenção.

O reforço das Casas do Benfica, em concreto com o início das obras da Casa do Benfica 2.0 de Santarém dentro de dias, é outra prioridade. Visamos uma implantação ainda mais relevante das embaixadas do benfiquismo em todo o espaço nacional, mas não só, com crescente impacto socioeconómico nas diferentes comunidades onde se inserem.

Uma perspetiva extensível ao estádio, em cuja zona envolvente é nossa firme intenção criar cada vez melhores condições para que os Sócios se sintam em casa e possam desfrutar ainda mais da condição de associados benfiquistas.

Um orgulho benfiquista que se estende ao nobre trabalho que a Fundação Benfica desenvolve em Portugal e além-fronteiras, em prol da inclusão social, no combate ao abandono escolar, no amparo aos que mais precisam e na execução de projetos que vão desde a sustentabilidade ao envelhecimento ativo.

Valores, história, grandeza e ambição. Vencer sempre, sem hipotecar o futuro, de acordo com os anseios da nossa extraordinária e inigualável massa associativa, é o que nos inspira.