«António Silva e Gonçalo Inácio? A prioridade é outra…»

Sub-21 «António Silva e Gonçalo Inácio? A prioridade é outra…»

NACIONAL31.05.202314:23

Depois de revelar a lista de convocados para a fase final do Europeu de sub-21 (ver notícia relacionada), Rui Jorge foi questionado sobre as ausências de António Silva e Gonçalo Inácio, defesas-centrais de Benfica e Sporting que foram chamados à Seleção A.

«Se é pela questão da idade, podiam vir mais como o Vitinha ou o Gonçalo Ramos, não sei se mais algum. Claramente, a prioridade é outra. A partir do momento em que esses jogadores estão num patamar superior e quando temos outros que podem estar aqui, preferimos abrir a porta a esses jogadores que dificilmente teriam esta oportunidade», explicou o selecionador, lembrando o quão difícil é escolher um grupo para representar os sub-21:

«Não podemos fazer comparações com a última convocatória porque, essa, foi para jogos particulares onde aproveitámos para ver alguns jogadores. Este é um escalão onde as coisas alteram com alguma facilidade. Há lesões, os jogadores são chamados para cima (Seleção A), deixam de jogar (nos clubes), e nós agimos em conformidade.»

«Há alterações na lista, mas este é o melhor grupo que entendemos ter à disposição para enfrentar uma fase final», acrescentou sobre a lista de 25 jogadores, sendo que apenas 23 poderão viajar para Tbilissi.

«Estamos no final da época e temos três jogadores - Francisco Conceição, Afonso Sousa e Fábio Vieira – que tiveram alguns problemas físicos nos últimos tempos. Seria depois mais difícil ir buscar um jogador e treinar para entrar neste nível de alta competição. Dois poderão não seguir, mas merecem estar aqui e estamos confortáveis com eles se tiverem de avançar.»

Quem não avança é João Mário, lateral do FC Porto que se encontra lesionado: «São situações que lamentamos bastante porque é um jogador que esteve connosco durante a qualificação. Ele, o Tiago Djaló e o Tomás Esteves, que infelizmente também não vão poder estar connosco. Aproveito para mandar um abraço porque sabemos que gostariam de estar presentes.»

Regressam Tomás Tavares, após lesão, e Bernardo Vital, pelo bom desempenho ao serviço do Estoril: «O Tomás veio de uma lesão grave que o obrigou a parar bastante tempo. É um jogador que conhecemos bem, retomou a competição a um bom nível e, a partir desse momento, seria uma escolha normal. O Bernardo fez uma boa época e está na convocatória com todo o mérito.»

Fica uma palavras aos jogadores que ficaram de fora: «Quando os jogadores não defraudam criam essa sensação de poder estar aqui. Há jogadores que vieram no passado porque mereceram e, nesta altura, o sentimento será de desilusão por não estarem aqui agora. Cada convocatória tem suas particularidades, esta é uma convocatória para uma fase final – é diferente de uma para jogos amigáveis. É sempre uma lista difícil, mas é a decisão do treinador.»