Presidente de clube preso por homicídio após tragédia no estádio

El Salvador Presidente de clube preso por homicídio após tragédia no estádio

INTERNACIONAL26.05.202309:11

Pedro Hernández, presidente do Alianza de El Salvador, bem como mais dois dirigentes e dois funcionários do Estádio Cuscatlán, foi acusado de homicídio culposo (sem intenção, por negligência, imprudência ou imperícia), lesões culposas e danos públicos e preso ontem na sequência do tumulto que matou 12 pessoas no último sábado, no jogo da segunda volta dos quartos de final da liga salvadorenha entre Alianza e FAS.

A Procuradoria-Geral da República de El Salvador publicou no Twitter que «consta nas investigações realizadas que os portões habilitados não eram suficientes para o número de adeptos». Segundo relato do árbitro, o jogo foi suspenso aos 15 minutos para permitir o atendimento aos adeptos afetados.

Os únicos acessos, aliás, ainda segundo a PGR de El Salvador, «não foram abertos com a antecedência suficiente para uma entrada ordenada e segura». Os organizadores esgotaram a lotação disponível para o do jogo e depois, «decidiram vender, de forma ilegal, bilhetes emitidos para jogos anteriores. mostrando ganância, na hora de vender bilhetes e gerando avalancha humana que provocou a perda de vidas, além de ferimentos», acrescentou aquele órgão de justiça.

Além de Pedro Hernández, os outros presos do Alianza são o diretor de segurança Edwin Abarca Ventura e a diretora de finanças Zoila Córdova. Também foram detidos o gerente geral da EDESSA, empresa que administra o estádio Cuscatlán, Reynaldo Avelar Contreras e o responsável pelas chaves do estádio, Samuel García Montano.