A Direção da Liga Portugal, liderada por Pedro Proença, reuniu-se, na manhã desta terça-feira, com os presidentes e representantes dos clubes que participam na Liga 2, na sede do organismo, no Porto.
No encontro, os clubes foram informados sobre os passos dados no processo que levará à centralização da bilhética na Liga 2, com destaque para as melhorias que tal projeto aporta em questões como a segurança, o aumento do número de espectadores, o aproximar dos adeptos ao espetáculo do futebol e também das oportunidades comerciais, com benefícios financeiros para as Sociedades Desportivas.
Quanto à centralização dos direitos audiovisuais, foi apresentado aos clubes todo o processo já desenvolvido sobre esta temática, considerada imprescindível para o sucesso do futebol profissional em Portugal. Foi salientado o facto de a Liga Centralização estar a trabalhar na elaboração de um Regulamento Audiovisual e no Regulamento de Controlo Económico, a ser aprovado em Assembleia Geral até ao final da época, bem como o cumprimento dos prazos definidos pelo Decreto-Lei 22B/2021, que determina a apresentação de um modelo de centralização ao Governo e à Autoridade da Concorrência até à época 2025-26 e a implementação do mesmo a partir de 2028.
Abordado durante a reunião foi também o Plano Estratégico para o quadriénio 2023-2027, que consta no Plano de Atividades da Liga Portugal e que está a ser elaborado pela EY.
Os clubes manifestaram o seu agrado pelos projetos apresentados pela Liga Portugal, agradecendo à Direção Executiva o empenho demonstrado em temáticas que são consideradas essenciais, deixando o apelo a que o trabalho desenvolvido pela atual liderança da Liga Portugal tenha continuidade no próximo quadriénio.