O jovem Youssef Chermiti, 18 anos, foi o herói do Sporting na vitória sobre o Rio Ave, estreando-se com um golo ao minuto 84, a aproveitar um grande passe de Gonçalo Inácio. O jovem deu assim razão a Rúben Amorim, que tanto o tem elogiado.
Esta vitória traduz alguma superioridade dos leões no segundo tempo, num encontro sem muitas oportunidades de golo, exceção feita para um lance de Boateng para o Rio Ave, com grande defesa de Adán (56') e para uma bola na barra a remate de Pedro Gonçalves (63').
A primeira parte foi muito morna, com apenas um assomo de perigo, através de um remate do sportinguista Morita, que chutou forte mas ao lado da baliza de Jhonatan. De resto, jogo muito físico a meio-campo, sem que qualquer das equipas evidenciasse superioridade superlativa.
O Sporting apresentou-se apenas com uma alteração em relação ao encontro com o SC Braga (5-0), entrando Matheus Reis para o lugar do castigando Sebastián Coates. No banco, os mais recentes reforços: Bellerín e Ousmane Diamonde, que acabariam ambos por ser lançados ao mesmo tempo, no minuto 87, já com os leões em vantagem.
O Sporting está em 4.º lugar com 38 pontos, menos cinco que o SC Braga e menos sete que o FC Porto, que recebe na próxima jornada. Lidera o Benfica com 53 pontos (mais um jogo). O Rio Ave está em 12.º com 21 pontos.
Veja o resumo: