O lateral-direito brasileiro João Pedro, de 26 anos, contratado pelo FC Porto em 2018, que nunca conseguiu vingar na formação sob as ordens de Sérgio Conceição, acordou a rescisão contratual com os dragões (tinha contrato até final desta época) e está de volta ao país de origem.
Segundo informação avançada pelo site brasileiro Globoesporte, o defesa vai ingressar no Grémio de Porto Alegre, clube que está de volta à Série A após a descida de divisão em 2021.
Recorde-se que João Pedro foi contratado para substituir Ricardo Pereira, então transferido para os ingleses do Leicester, mas falhou por completo a adaptação aos azuis e brancos tendo atuado maioritariamente pela equipa B e realizado somente três jogos oficiais na formação principal. Seguiram-se empréstimos a Bahia e Corinthians.
De resto, João Pedro marca o início de um périplo de contratações falhadas para aquele posto desde que Ricardo Pereira saiu: ainda se juntam ao lote o argentino Renzo Saravia e o gambiano Saidy Janko, pelo que, ao longo das épocas, Sérgio Conceição viu-se obrigado a adaptar sucessivas soluções, nomeadamente Éder Militão (central), Jesús Corona (extremo), Wilson Manafá (extremo) e ainda, mais recentemente, Pepê e João Mário, também extremos de raiz.