Liga pede «uniformidade» aos delegados de saúde

Liga 14-01-2022 19:53
Por Redação

No dia em que adiou dois jogos (Estoril-Arouca e Trofense-FC Porto B), a Liga manifestou a «preocupação» pelo aumento de surtos de Covid-19 nas equipas e fez pedido aos delegados de saúde locais, decisivos para decretarem o adiamento dos encontros.

 

Na nota, o organismo pede «uniformidade» e denuncia a «dualidade de aplicação de critérios».

 

Leia o comunicado na íntegra:

 

«Perante o aumento de isolamentos profiláticos a serem decretados pelos Delegados de Saúde local, devido a surtos de SARS-CoV2, a Liga Portugal mostra a sua enorme preocupação pela dualidade de aplicação de critérios, quando, na verdade, a delicadeza da situação exige um elevado grau de uniformidade pelo país, tendo em conta a dispersão geográfica das equipas do Futebol Profissional.

 

Com a vacinação da dose de reforço, para quem tem mais de 18 anos e tomou a Janssen, - o que, no Futebol Profissional, está muito perto dos 100% de inoculação - os plantéis do Futebol Profissional passam a ser abrangidos pelas novas normas emitidas pela Direção-Geral de Saúde, deixando de estar debaixo da norma 015/2020, emitida pela Direção-Geral de Saúde.

 

Numa fase ainda delicada, devemos todos ter consciência que decisões destas, tomadas isoladamente e sem seguirem orientações gerais, podem comprometer todo o excelente trabalho desenvolvido pela Liga Portugal e pelos Clubes do Futebol Profissional com a Direção-Geral de Saúde e com o Ministério da Saúde, ao longo de todo o processo pandémico. Mas, mais do que isso, temos de lutar pela subsistência do Futebol Profissional e, se não existir sensatez e coerência, coremos o risco de não terminarmos os campeonatos profissionais.

 

O Futebol Profissional tem sido um exemplo a todos os níveis, não só na cooperação e elaboração de campanhas conjuntas com a DGS, cumprindo o seu papel social no alerta das grandes massas, mas também no dever de responsabilidade para com o país, nomeadamente no que diz respeito aos cuidados, com mais de 22 mil testes efetuados até final de dezembro.»

Ler Mais
Comentários (2)

Últimas Notícias