Almería O sucessor de Darwin que José Gomes encontrou por acaso

INTERNACIONAL12.10.202110:55

Quando, no verão de 2020, chegou a Espanha para assumir o comando técnico do Almeria, José Gomes sabia que iria perder uma das pérolas mais valiosas do plantel, Darwin Núñez. O treinador português recorda os esforços para encontrar um sucessor à altura do uruguaio que acabou vendido ao Benfica.

«Procurávamos um sucessor para Darwin e tínhamos de escolher bem», começa por recordar ao El País, explicando depois como o destino o levou a cruzar-se com Umar Said.

«Em Portugal segue-se com atenção o campeonato da Sérvia e falaram-me de um avançado do Partizan que tinha jogado no Nacional da Madeira [n.d.r. Ricardo Gomes]. Fomos vê-lo e acabámos por encontrar Sadiq. Fiquei encantado! Disse aos dirigentes do Almeria que tínhamos de contratar a tudo o custo.»

«Fomos à procura de um jogador e trouxemos outro», assume o técnico luso que entretanto se mudou para o Al Taawon, da Arábia Saudita.

Com os cofres recheados após a venda de Darwin ao Benfica, o Almeria fechou a contratação de Sadiq por… cinco milhões de euros: «Sim, foi uma casualidade. São coisas que acontecem no futebol.»

Na época de estreia no Almeria, o nigeriano tratou de fazer esquecer Darwin: marcou 22 golos e fez quatro assistências em 44 jogos. Um registo que já colocou Sadiq no radar de alguns ‘grandes’ do país vizinho, tendo recebido sondagens do Sevilha no último defeso.

«Pode perfeitamente jogar numa equipa que tenha como objetivo participar na Liga dos Campeões. Não é um mero goleador, também contribui na construção de jogo da equipa. E ainda pode melhorar. É um jovem que dá uma resposta quando lhe dão confiança», remata José Gomes.

Formado no Abuja FC, da Nigéria, Sadiq, de 24 anos, entrou na Europa através do futebol italiano, tendo passado pelo Lavagnese e o Spezia antes de ser contratado pela Roma. Seguiram-se vários empréstimos (Bolonha, Torino, NAC Breda, Rangers e Perugia) até se mudar em definitivo para o Partizan.