Estádio da Luz é palco maldito

SC Braga 14-02-2020 09:14
Por Pascoal Sousa

É um dos mais épicos enguiços de que há registo no futebol português: nunca o SC Braga triunfou no Estádio da Luz para o campeonato. Ganhou lá uma única vez, mas nos oitavos de final da Taça de Portugal, proeza alcançada por Sérgio Conceição, que em 2014 conduziu os arsenalistas à final do Jamor - perdida de forma dramática para o Sporting nos penátis.


Nem todos os jogos com o Benfica foram disputados na Luz. Entre 1947 e 1953 os primeiros sete desafios aconteceram no Campo Grande e só a partir de 1956 os minhotos passaram a defrontar os encarnados na chamada catedral dos encarnados.


Foi no intervalo da mudança do Campo Grande para a Luz que o SC Braga venceu o único encontro na condição de visitante para o campeonato: em 1954, no Estádio Nacional, um golo do astro argentino Mario Imbelloni, na 8.ª jornada da Liga 1954/1955, selou histórico triunfo minhoto por 1-0. Um mês depois, foi inaugurado o Estádio da Luz.


Reconstruída a história e reposta a ordem cronológica, nos últimos 63 anos em que o SC Braga jogou na reduto da águia saiu de lá sem conseguir acender a chama da vitória. Na condição de visitante, os números dos arsenalistas são verdadeiramente negros: 50 derrotas, 12 empates e aquela única vitória no Jamor, casa emprestada do Benfica. Apenas 37 golos marcados, em contraste com os 187 sofridos, meia dúzia deles na época passada quando o SC Braga, em bom momento e com Rui Vitória destinado a ser despedido, foi goleado por 2-6. Por ironia, foi o SC Braga a adiar 15 dias o início do consulado de Bruno Lage.


 

Ler Mais
Comentários (42)

Últimas Notícias