Liga quer jogos só ao fim de semana

Liga 09-11-2019 10:26
Por Gonçalo Guimarães

A calendarização e a marcação (dias e horas) dos jogos da Liga têm sido temas quentes ao longo desta época, com críticas que vão desde os dirigentes e treinadores aos adeptos, pelo que, apurou A BOLA, a Liga está a estudar alguns pontos que visam melhorar este cenário.

 

Um dos aspetos mais importantes que estão em cima da mesa é a realização de jornadas apenas ao fim de semana (e aqui com as sextas-feiras incluídas), ao contrário do que ainda recentemente aconteceu esta temporada e voltará a acontecer mais à frente, e a limitação máxima de jogos às segundas-feiras (sobretudo para os clubes que disputam a Liga Europa), que já era um objetivo para 2019/2020 mas que nem sempre tem sido uma realidade, como é público e notório.

 

Em termos de calendarização, o objetivo é que, cada vez mais, ao nível das competições internas, seja dada prioridade ao campeonato no que aos fins de semana diz respeito, evitando, ao mesmo tempo, os longos períodos de paragem da prova nuns momentos e a sobrecarga noutros. Existe também a intenção de evitar ao máximo os horários tardios (caso das 21 horas, por vezes até mais), além de passarem a ser levados em conta critérios geográficos relativamente aos clubes em confronto em cada jornada, por causa das deslocações.

 

A Liga terá de sensibilizar os clubes e também os operadores, uma vez que, não havendo direitos televisivos centralizados, o papel do organismo é, na prática, apenas de mediação, valendo, em última instância, o que os clubes acordarem com a operadora e entre si, com base nos respetivos interesses desportivos (as 72 horas entre jogos, por exemplo) e comerciais (a operadora não quer sobreposição de jogos).

 

Note-se ainda, conforme já foi noticiado, que as eleições deixarão de ser um impedimento para a marcação de jogos do campeonato, por se ter constatado que não influenciam a abstenção.

Ler Mais
Comentários (9)

Últimas Notícias