Governo de Aristides Gomes começou a pagar salários de outubro

Guiné-Bissau 30-10-2019 22:15
Por Lusa

O Ministério das Finanças da Guiné-Bissau deu, esta quarta-feira, início ao pagamento dos salários de outubro aos funcionários públicos e pensionistas, informou fonte do executivo de Aristides Gomes.

 

Segundo a mesma fonte, o pagamento dos salários de outubro deveria ter começado na segunda-feira, mas o decreto da demissão do Governo liderado por Aristides Gomes pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, obrigou o Banco Central da África Ocidental a suspender as contas do Tesouro Público.

 

Só na terça-feira, após conhecida a posição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre a crise política em curso, é que a suspensão foi levantada.

 

A CEDEAO considerou o decreto do Presidente guineense ilegal, reiterou o apoio a Aristides Gomes e admitiu a possibilidade de impor sanções a quem criar obstáculos ao processo de organização das presidenciais, marcadas para 24 de novembro.

 

Assim, segundo fonte do Ministério das Finanças, os pagamentos dos salários de outubro iniciaram-se na tarde desta quarta-feira para quem não recebe por transferência bancária, principalmente os pensionistas, que os podem levantar em caixa.

 

Para os funcionários que recebem através de transferência, esta deverá ser feita até esta quinta-feira de manhã.

Ler Mais

Últimas Notícias