Descobertos 12 migrantes em camião refrigerado

Bélgica 30-10-2019 18:28
Por Redação

Doze migrantes, 11 sírios e um sudanês, foram encontrados vivos num camião refrigerado que transportava frutas e legumes na madrugada desta quarta-feira, anunciou a polícia federal belga.

 

O condutor do veículo alertou a polícia ao suspeitar da presença de migrantes no camião.

 

O controlo realizado numa área da autoestrada E34 que liga Antuérpia (Bélgica) a Eindhoven (Holanda) permitiu descobrir os 12 homens, todos adultos numa primeira avaliação.

 

Os migrantes «estão em bom estado de saúde», indicou uma porta-voz da polícia federal à agência de notícias France-Presse.

 

Segundo um porta-voz da Procuradoria-Geral, um inquérito foi aberto pelo Ministério Público de Antuérpia.

 

O inquérito deverá, em particular, determinar se estes migrantes pretendiam chegar ao Reino Unido e em que condições entraram no camião, presumivelmente sem o conhecimento do condutor.

 

No sábado, a polícia belga também detetou dois camiões que transportavam ilegalmente 20 migrantes, um em Saint-Trond (leste), com 11 pessoas a bordo, e outro em Bruges (noroeste), com nove, segundo as procuradorias das duas regiões.

 

O motorista do camião, que viajava com destino ao Reino Unido, parou numa garagem devido a um problema mecânico e foi nessa altura que os migrantes foram descobertos.

 

No outro caso, em Bruges, a polícia recebeu um alerta sobre a presença de migrantes num camião que seguia para o porto de Zeebruges e intercetou o veículo numa via rápida.

 

A proximidade entre Bélgica e Reino Unido faz com que o país seja frequentemente utilizado por redes de tráfico.

Ler Mais

Últimas Notícias