Os motivos para o desagrado de Sérgio Conceição com Nakajima

FC Porto 17-09-2019 09:05
Por Pascoal Sousa/Paulo Pinto

Éo binómio rendimento/atitude que determina quem joga no FC Porto. O episódio entre Sérgio Conceição e Nakajima, no final do desafio com o Portimonense, teve a ver com isso e com outros fatores.

O treinador do FC Porto entendeu que faltou ao japonês espírito de missão quando substituiu Luís Diaz, aos 72 minutos. O colombiano estava esgotado, depois de duelo intenso com Anzai, no qual encostou o lateral-direito bem lá atrás, evitando que subisse no apoio ao ataque.

Quando Sérgio Conceição lançou Nakajima esperava uma resposta igual da parte do japonês no confronto com o compatriota do Portimonense. Para espanto do treinador do FC Porto, Anzai gozou de uma liberdade que nunca tivera antes, acabando por ganhar metros e apontar, num gesto técnico formidável, o segundo golo do Portimonense.
 

Apesar dos repetidos apelos lançados para o relvado, a matriz de jogo de Nakajima não se alterou. Quando o FC Porto perdia a bola, o japonês experimentava dificuldades em recuar. Talvez porque não é um jogador vocacionado para este tipo de jogo; no Portimonense gozava de liberdade para criar e era unidade que fazia a diferença nesse domínio. Nos dragões, pelo menos com Sérgio Conceição, o primeiro defesa é o atacante e tanto Marega como Zé Luís percebem o seu papel e interpretam-no na exata medida dos desejos do técnico.
 

A lassidão de Nakajima e suposta falta de compromisso com o coletivo desagradaram muito a Sérgio Conceição, mas o caso até podia ter ficar confinado ao balneário. A explosão do líder da equipa no relvado aconteceu quando pediu ao japonês para se juntar aos colegas na celebração pela vitória conquistada no último suspiro do encontro, em vez de ir a correr cumprimentar os antigos companheiros do Portimonense. Nakajima percebe algumas palavras em português, mas não domina o idioma. No calor do momento admite-se que não terá percebido as indicações de Sérgio Conceição e seguiu o seu rumo.

Ler Mais
Comentários (131)

Últimas Notícias