Portugal inicia fase final do Europeu

Voleibol 12-09-2019 08:55
Por Célia Lourenço

Portugal regressa hoje à fase final do Campeonato da Europa depois duma ausência de oito anos. A quinta participação lusa num Euro inicia-se frente à poderosa Itália, a número 3 do ranking mundial, e no grupo estão ainda a França, vice-campeã da Liga das Nações, e a Bulgária, uma das mais fortes formações do bloco de Leste, com o rol dos adversários a completar-se com Grécia e Roménia.


O  Europeu desenrola-se até dia 29 deste mês em quatro países (França, Eslovénia, Bélgica e Holanda), com a Seleção Nacional a ficar sediada na cidade gaulesa de Montpellier. O dia de ontem foi preenchido e já com os transalpinos bem em ponto de mira. «Fizemos treino  físico e depois foram duas horas com bola. O dia só acabou com uma sessão de vídeo do nosso primeiro adversário. Estamos conscientes da fortíssima seleção de Itália e do jogo difícil, mas  o mais importante é que todos estão focados em querer crescer com cada um destes jogos e assim podermos estar mais  próximos do objetivo  ambicioso que nos propusemos», adiantou a A BOLA o selecionador nacional, Hugo Silva.


A meta proposta é a passagem, pela primeira vez, aos oitavos de final da competição desde que esta é disputada por grupos e há qualificação. Na teoria, como se apuram para a fase seguinte os quatro primeiros, tal será possível com vitórias nos dois últimos encontros, diante de Grécia e Roménia. «Vamos para a luta sabendo que tudo foi feito e muito há por conquistar», sublinha Hugo Silva.


Mas, seja qual for o desfecho da prova, o selecionador nacional já deixa elogios ao grupo com o qual trabalha. «Como treinador, tenho de  dizer que seja qual for o desfecho tenho um enorme orgulho em treinar estes jogadores,  que todos os dias me surpreendem com tamanha dedicação, esforço e sentido coletivo de excelência», anotou.


Esta é a primeira vez no historial do Campeonato da Europa de voleibol que vão participar 24 equipas, divididas em quatro grupos de seis cada.
Portugal vai cumprir a quinta participação numa fase final do Europeu, após as presenças nas edições de 1948, 1951 - ambas por convite, com um quarto e um sétimo lugar, respetivamente -, 2005 (10.º lugar) e 2011 (14.º lugar). Oito anos depois está de volta a dos palcos principais do voleibol mundial.

 

Jogos da Seleção Nacional:

 

Quinta-feira, 12 de setembro:

Portugal - Itália, 16.15 horas

 

Sábado, 14 de setembro:

Bulgária - Portugal, 19.45 horas

 

Domingo, 15 de setembro:

Portugal - França, 16.30 horas

 

Terça-feira, 17 de setembro:

Grécia - Portugal, 13 horas

 

Quarta-feira, 18 de setembro:

Portugal - Roménia, 13 horas

O FUTURO COM O NOSSO PASSADO


Porque A BOLA não quer que o jornalismo deixe de ser o jornalismo de qualidade que se faz da grande história, da investigação e da grande reportagem – nós temos esse jornalismo (o jornalismo que fez com que se falasse de A BOLA como a Bíblia) para lhe continuar a dar.

Porque A BOLA não quer que o jornalismo deixe de ser o jornalismo do texto criativo e sedutor e da opinião acutilante que não se faz de cócoras ou de mão estendida – nós temos esse jornalismo para lhe continuar a dar…

… e para nos ajudar a manter e a melhorar esse jornalismo sério e independente com o timbre de A BOLA,

Junte-se a nós nesse novo desafio ao futuro, tornando-se nosso assinante.

ASSINE AQUI

A Edição Digital de A Bola

Ler Mais
Comentários (1)

Últimas Notícias

Mundos