Europeus de Pool: Nuno Santos apurado, Ricardo Mota eliminado

Bilhar 23-07-2019 19:19
Por António Barroso

Nuno Santos, atleta de 13 anos do Bilhar Clube do Porto, campeão nacional de sub-17, estreou-se no concurso individual da disciplina de Bola 10 no seu escalão (sub-17) dos Europeus de Pool, a decorrerem desde 22 até dia 29 do corrente mês em Veldhoven (Holanda), na tarde desta segunda-feira, com uma emocionante vitória na negra (6-5) sobre o eslovaco Enrik Tenk, e mantém as aspirações em ir longe no torneio.

 

O jovem jogador português defrontou, na segunda ronda, o norueguês Emil-Andre Gangflott, e foi batido, por 2-6. Joga a continuidade em prova nesta disciplina dos Europeus de Pool já do lado das repescagens – sistema de ‘duplo KO’ nas rondas inaugurais, só à segunda derrota se é eliminado - na manhã de quarta-feira, dia 24 do corrente mês, ante o russo Arseni Kovalerchik (9.30 horas em Portugal), rival derrotado esta terça-feira pelo italiano Luca Montanari (2-6).

 

Por seu turno, Ricardo Mota, de 18 anos (AB Paços de Ferreira), campeão nacional de sub-19 de Pool, estreou-se no escalão sub-19 dos Europeus e na Bola 10 com um concludente desaire (0-7) ante o dinamarquês Christoffer Lentz, e passou logo à primeira para o quadro das repescagens: a prova é disputada, nas rondas iniciais, em sistema de duplo KO: só se é eliminado à segunda derrota.

 

Ricardo Mota voltou a entrar em ação ao final da tarde desta terça-feira, ante o finlandês Karo Langstroem, e novo desaire (2-7, após estar a vencer por 1-0 e 2-1) ditou a sua despedida deste concurso: restam-lhe as outras disciplinas individuais.

 

Além da Bola 10, os Europeus têm concurso individual, nos escalões mais jovens, para o Straight Pool (ou 14+1) – já disputado, sem atletas nacionais em prova – Bola 8 e Bola 9, tudo a decorrer no hotel NH Koningshof, em Veldhoven (Holanda), com 235 atletas presentes.

 

As provas do escalão de seniores, para atletas veteranos, e na qual mais um trio de Portugal estará em prova - Henrique Correia (Snooker Club Lisboa), Manuel Pereira (Académica de Coimbra) e Sérgio Silva (AB Gaia) – serão apenas após as dos escalões mais jovens, até 9 de agosto: além dos quatro concursos das disciplinas individuais, há prova por Equipas: Portugal foi medalha de prata em 2018 com o trio.

O FUTURO COM O NOSSO PASSADO


Porque A BOLA não quer que o jornalismo deixe de ser o jornalismo de qualidade que se faz da grande história, da investigação e da grande reportagem – nós temos esse jornalismo (o jornalismo que fez com que se falasse de A BOLA como a Bíblia) para lhe continuar a dar.

Porque A BOLA não quer que o jornalismo deixe de ser o jornalismo do texto criativo e sedutor e da opinião acutilante que não se faz de cócoras ou de mão estendida – nós temos esse jornalismo para lhe continuar a dar…

… e para nos ajudar a manter e a melhorar esse jornalismo sério e independente com o timbre de A BOLA,

Junte-se a nós nesse novo desafio ao futuro, tornando-se nosso assinante.

ASSINE AQUI

A Edição Digital de A Bola

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias