Luís Torres (Rebordosa) campeão nacional de Pool veteranos

Bilhar 25-06-2019 16:13
Por António Barroso

O atleta Luís Torres (UP Rebordosa) é o novo campeão nacional de Pool (época 2018/2019), depois de vencer na final da competição, organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar e disputada no corrente mês nas Termas do Bicanho, em Soure, Donato Lúcio (GC Os Nazarenos) por 6-4.

 

Luís Torres começou a prova, disputada no sistema de 'duiplo KO' (só ao segundo desaire se é eliminado, nas rondas inaugurais), com um desaire ante Manuel Costa (Beira-Mar) por 3-6, mas conseguiu a repescagem para, no final, levantar o troféu, com triunfos sobre o individual Felício Enes (6-0), sobre Nuno Branco, seu companheiro de equipa no UP Rebordosa (6-0) e Francisco Claudino (Benfica), por 6-3.

 

Nos 16avos de final, Luís Torres bateu Ludgero Conde (Monumental Academy, Coimbra) por 6-1,  e nos oitavos de final desforrou-se do desaire inicial ante Manuel Costa (Beira-Mar), ao triunfar por 6-4 e seguir para os oito melhores em prova. Nos quartos de final, Luís Torres bateu Leonel Barroso (Viana Taurino) também por 6-1 e nas meias-finais suplantou o individual Valério Jerónimo, por 6-4, para chegar ao jogo decisivo.

 

Nuno Santos (BC Porto) campeão nacional de sub-17

 

Entre os mais jovens, título nacional de sub-17 para Nuno Santos (BC Porto), Na final, venceu Tomás Oliveira (Beira-Mar) por 5-0). Nas meias, venceu Simão Rios (AB Paços de Ferreira) também por 5-0. Antes já vencera o mesmo Tomás Oliveira que conseguiu a repescagem para a final posteriormente, por 5-1, e da mesma forma Sjmão Rios, também 5-1.

 

Ricardo Mota (AB P. Ferreira) campeão nacional de sub.-19

 

No escalão seguinte, de sub-19, ainda e sempre nas Termas do Bicanho, título de campeão nacional para Ricardo Mota (AB P. Ferreira). Na final, venceu Nuno Teixeira (CB O Sol) por 5-2, Nas meias, bateu João Morais (Beira-Mar) também por 5-2. Nas rondas inaugurais, vencera Jorge Loureiro, seu companheiro de equipa no BC Porto, por 5-3, e o mesmo Nuno Teixeira, que viria a garantir o apuramento para a final, por 5-3.

 

Carlos Correia (Beira-Mar) campeão nacional de sub-23

 

Por último nos escalões mais jovens, título de campeão nacional de sub-23 para Carlos Correia (Beira Mar). Na final, venceu João Barbosa (CF Marecos) por 6-3. Nas meias, bateu Alexandre Mano (CCDT Eletricidade da Madeira) numa emocionante negra (6-5). Pelo caminho deixara André Vilela, da Monumental Academy (Coimbra) nos quartos de final, por 6-2. Nas rondas inaugurais, vencera Hélder Pereira (New Academy) por 6-1 e Jonas Sousa (Academia de Bilhar Mihuel Silva) por 6-5. Seguiu-se um triunfo sobre João Rebelo (New Academy) por 6-3 no passeio vitorioso até ao título.

 

Pedro Teixeira (Académica) campeão nacional da 2.ª divisão

 

Pedro Teixeira, da Académica de Coimbra, venceu, por seu turno, o Campeonato Nacional (absoluto) da 2.ª Divisão de Pool da época 2018/2019, cuja Fase Final também foi disputada no corrente mês nas Termas do Bicanho, em Soure, ao vencer no duelo decisivo da competição, também organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar, o seu companheiro de equipa nos estudantes Bruno Fumega, por 7-5.

 

Na Fase Intermédia da prova, Pedro Teixeira começou por se desembaraçar de Ricardo Mota (AB Paços de Ferreira), ao vencer por 7-4, e depois bateu Fernando Cardoso (UP Rebordosa) pelo mesmo resultado (7-4) e ainda, pela primeira vez na prova, o adversário que, repescado posteriormente, viria a defrontar na final: Bruno Fumega, o seu companheiro de equipa da Briosa, também e novamente pela mesma margem, 7-4.

 

Na Fase de Grupos, e integrado na Série 1, Pedro Teixeira continuou a fazer miséria entre os seus companheiros de equipa da Académica de Coimbra, ao vencer Pedro Miguel por 7-5, para depois um concludente triunfo (7-1) sobre João Chumbinho (CCD Crédito Agrícola) lhe proporcionar apuramento invicto para as meias-finais da competição, onde só na sempre emocionante negra (7-6) venceu João Leite (Leixões) para garantir a presença na final.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Mundos