Lisboa recebe Champions

Judo 19-06-2019 09:55
Por Miguel Candeias

«A federação não se candidatou à Champions League. A União Europeia de Judo, cerca de uma semana antes de assinarmos o contrato programa para o Europeu Lisboa-2021, é que nos lançou o desafio para a organização, até porque o Sporting é o campeão em masculinos. E como é habitual nos judocas, aceitámos o desafio. O acordo será assinado agora em Minsk, durante os Jogos Europeus/Campeonato da Europa», declarou Jorge Fernandes sobre o facto da FPJ ter assumido a realização da principal competição europeia de clubes por equipas.


Evento que decorrerá a 16 de novembro na capital lusa e no qual, além dos leões em defesa do ceptro, estará igualmente a formação feminina do Benfica. Serão oito equipas de cada sexo com o máximo de dez atletas. «Como o país organizador pode inscrever uma equipa e o Sporting encontrava-se apurado por deter o título, convidámos o Benfica, que até iria participar na Liga Europa. Prova que lhe poderia dar acesso à Liga dos campeões», explica Fernandes sobre o aparecimento das águias, onde figura a campeonissima Telma Monteiro.

 

Por definir está apenas o recinto. «Ainda não escolhemos o local, estamos em negociações, mas é garantidamente em Lisboa. Não, não será na Altice Arena como o Euro de 2021. Não há dinheiro para isso e não podemos, nem devemos, sobrecarregar mais as entidades que nos apoiam no Campeonato da Europa. Trata-se de uma das mais mediáticas provas da UEJ, mas teremos de fazê-la com outros recursos e apoios», diz o líder federativo.

 

Poderá o Multiusos de Odivelas, onde a federação realiza quase todas as principais competições e anualmente o Open português do Circuito Europeu, ser equacionado? «É uma hipótese… Aliás a primeira, até como forma de reconhecimento e agradecimento pelo apoio do município. Terá de ser um recinto com a condições que a UEJ exige. Também não há muitos», salienta Fernandes.

 

«Tanto o Sporting como o Benfica ficaram contentes por termos a prova cá e ainda que ambos desejassem que decorresse nos respectivos pavilhões, por uma questão de princípio achámos que não deveria ser em casa de nenhum destes clubes. Nada está ainda decidido mas a preferência da federação é Odivelas», concluiu.
 

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Mundos