Bruxelas multa cinco bancos em mais de mil milhões de euros

União Europeia 16-05-2019 12:54
Por Redação

A Comissão Europeia aplicou hoje uma multa de 1.068 milhões de euros aos bancos Barclays, RBS, Citigroup, JPMorgan e MUFG por considerar que as cinco instituições bancárias participaram em dois cartéis nos mercados de câmbio de divisas.

 

Uma denúncia da UBS levou a que fosse instaurada uma investigação, que terminou com o executivo a considerar que vários operadores dos bancos em causa «trocaram informação sensível e planos de negócios, e ocasionalmente coordenaram as suas estratégias comerciais em várias salas de 'chat' na Internet».

 

«Estas trocas de informações, associadas ao entendimento tácito a que chegaram os operadores, permitiu-lhes tomar decisões de mercado informadas sobre se devem vender ou comprar as dividas que tinham nas suas carteiras e quando», aponta a Comissão.

O FUTURO COM O NOSSO PASSADO


Porque A BOLA não quer que o jornalismo deixe de ser o jornalismo de qualidade que se faz da grande história, da investigação e da grande reportagem – nós temos esse jornalismo (o jornalismo que fez com que se falasse de A BOLA como a Bíblia) para lhe continuar a dar.

Porque A BOLA não quer que o jornalismo deixe de ser o jornalismo do texto criativo e sedutor e da opinião acutilante que não se faz de cócoras ou de mão estendida – nós temos esse jornalismo para lhe continuar a dar…

… e para nos ajudar a manter e a melhorar esse jornalismo sério e independente com o timbre de A BOLA,

Junte-se a nós nesse novo desafio ao futuro, tornando-se nosso assinante.

ASSINE AQUI

A Edição Digital de A Bola

Ler Mais

Últimas Notícias