Dois últimos apurados decididos hoje

Libertadores 09-05-2019 08:10
Por João Almeida Moreira

O Boca Juniors é um dos clubes em ação no último dia de jogos da fase de grupos da Taça dos Libertadores da América, que a esta hora já tem 14 dos 16 apurados para os oitavos de final definidos. Para se juntar a eles, o hexacampeão precisa apenas de empatar na Bombonera, na próxima madrugada, com o Athletico Paranaense. Se vencer, conquista o grupo às custas do adversário, o que o tornaria cabeça de série no sorteio dos oitavos. Nesse caso, poderia defrontar já na fase seguinte o arqui-rival River Plate, segundo classificado do grupo A.


A atualidade xeneize, no entanto, é marcada pela decisão do presidente Daniel Angelici de protestar no Tribunal Arbitral do Desporto a final do ano passado com o River, disputada em Madrid depois de incidentes provocados pelos adeptos millonarios, antes da segunda mão, no Estádio Monumental. O argumento é que, em 2015, o Boca foi expulso da prova por situação similar.
Do lado do Athletico, já apurado e por enquanto líder com um ponto de vantagem sobre o Boca, o noticiário também está longe de Buenos Aires: fala-se da proposta do Atl. Madrid por Renan Lodi, lateral-esquerdo do Furacão. Os 18 milhões de euros oferecidos foram recusados mas por 20 a direção athleticana aceitaria conversar.


No outro jogo do grupo, o vencedor entre Jorge Wilstermann, da Bolívia, e Tolima, da Colômbia, pode roubar a vaga do Boca, em caso de derrota caseira dos argentinos.


No grupo C, só o Olímpia, do Paraguai, está apurado mas ainda sem garantia de primeiro lugar. Recebe o Sporting Cristal, do Peru, enquanto o Godoy Cruz, da Argentina, viaja ao Chile para medir forças com o Universidad Concepción. Os três têm ainda hipótese de apuramento embora o Cristal já não consiga chegar ao topo.


Na madrugada de ontem, o empate na última jornada entre River e Inter, em Buenos Aires, fez dos brasileiros cabeças de série nos oitavos e colocou os campeões no pote 2. No Grupo E, Cerro Porteño (Paraguai) e Nacional (Uruguai), já apurados, empataram. O favorito Atlético Mineiro garantiu o terceiro lugar, que dá acesso à segunda fase da Copa Sul-Americana, ao vencer em Barinas (Venezuela) o Zamora.
 

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias