Espaço CPLP terá em breve Liga de clubes de futebol

Moçambique 23-04-2019 15:08
Por Alexandre Zandamela, Maputo

Uma nova competição, designada Liga dos Clubes de Futebol da CPLP, deverá nascer dentro em breve, tendo como objectivo principal criar sinergias para a evolução e mobilidade do futebol e dos atletas no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

 

Um protocolo com vista à materialização desta iniciativa foi há dias rubricado pelos Presidentes da Comissão Empresarial da CPLP, o moçambicano Salimo Abdula, e da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença.

 

A propósito, Pedro Proença explicou à Imprensa que este acordo vem no seguimento da política de internacionalização da Liga.

 

«O mercado asiático, o mercado da saudade e o mercado dos jogadores internacionais que jogam em Portugal já tinham sido conquistados, faltava-nos entrar no mercado da CPLP. São mais de 270 milhões de potenciais consumidores e, por isso, interessa-nos, e de que maneira, potenciar aquelas que são as nossas capacidades económicas. Em Dezembro, assinámos o Memorando de Entendimento com a Federação Angolana – recordo que vamos ser responsáveis pela implementação da Liga Angolana de Futebol – e este Memorando segue na continuidade dessa política», referiu o Presidente da Liga Portuguesa.

 

A fonte avança também que Salimo Abdula enalteceu os dois pilares importantes da CE-CPLP, que assentam nas partes sociais e económicas.

 

«Em grande parte dos países da CPLP, em principal nos PALOP, cerca de 75% da população é jovem e é preciso dar-lhe ocupação. O desporto é uma solução para que não se desviem em fins que não são os mais saudáveis, mas, ao mesmo tempo, a experiência da Liga Portuguesa pode ser transferida para melhorar o desempenho das Ligas dos PALOP, transformá-las em Ligas mais profissionais e mais sustentáveis e criar uma visão comum para atacarmos o mercado deste grande negócio que é o futebol».

 

Recorde-se que, há menos de um mês, foi lançada em Portugal a União dos Treinadores de Futebol da CPLP, que vai envolver as Associações de Treinadores da modalidade dos países da comunidade lusófona, uma iniciativa que tem como impulsionadora a Associação Nacional de Treinadores de Futebol de Portugal.

Ler Mais

Últimas Notícias