Miguel Silva perde (3-4): Portugal fora do Euro

Snooker 26-02-2019 15:44
Por António Barroso

O português Miguel Silva, de 40 anos, atleta da Academia de Bilhar Miguel Silva (ABMS), do Funchal, e único representante luso dos Campeonatos da Europa de Snooker, que decorre até sábado, 2 de março, em Eilat (Israel), somou esta segunda-feira a terceira derrota (3-4) em quatro jogos no torneio, ante o israelita Nadav Biton espanhol Francisco Sanchez-Ruiz, de 29 anos, e foi eliminado do torneio.

 

Após desaires com o russo Mikhail Terekhov (0-4) e ante o espanhol Francisco Sanchez-Ruiz (2-4), o madeirense e campeão nacional de snooker, que vencera o romeno Mihai Vladu por 4-2, nas jornadas anteriores do Grupo Q, e jogava a qualificação diante do atleta da casa.

 

Num encontro dramático, que se arrastou por mais de quatro horas e meia, Miguel Silva, que se qualificava para o quadro final de 96 jogadores em caso de vitória, começou melhor e chegou a 2-0, tendo hipótese de ampliar a vantagem, mas vendo o rival encostar a 2-1. E depois, noutra partida discutida e em que poderia ter chegar a 3-1, viu nova reação do israelita valer o empate.

 

O português manteve a concentração e venceu claro o quinto parcial, para ficar a um da vitória (3-2). O pássaro da vitória e da qualificação, teve-o Miguel Silva na mão na sexta partida, quando vencia por margem confortável e viu o israelita recuperar até quase o igualar (59-57 para o português) mas com bola rosa e preta (13 pontos) ainda na mesa… que Nadav Biton acabou por embolsar para selar o 3-3 e forçar a negra.

 

No decisivo sétimo parcial. Biton chegou a 31-0, recuperação de Miguel Silva valeu-lhe liderança por 39-33 mas foi sol de pouca dura, com o atleta do país na anfitrião a disparar para 71-39 com apenas 35 pontos na mesa (uma vermelha) e acabar por levar a melhor e seguir na prova organizada pela European Billiards and Snooker Association (EBSA) no U Magic Palace Hotel de Eilat, e que conta com 125 atletas de 40 países: o campeão da Europa receberá um convite da World Snooker para jogar o circuito profissional nas próximas duas temporadas (até junho de 2021).

 

Miguel Silva despediu-se no quinto lugar do Grupo Q, e com uma vitória, tal como no Euro-2018.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias